Tecnologias digitais provocam mudanças no ensino

As tecnologias atualmente fazem cada vez mais parte do dia a dia de alunos e professores que atuam desde a Educação Básica até o Ensino Superior. Não tem como negar a diversidade e a riqueza dos conhecimentos que advém das diferentes fontes e plataformas digitais que tem possibilitado aprendizagens significativas e acarretado profundas mudanças nos sistemas de ensino em geral.

A esse respeito é preciso mencionar que para além da existencia de dificuldades que por vezes ocorrem na oferta de equipamentos, acesso e treinamento adequado de professores, assim como o próprio acesso dos alunos a esses equipamentos disponibilizados às escolas há também uma certa "resistencia" de alguns professores relacionada de certo modo a própria dificuldade em operar com tais tecnologias e "inovações". No entanto, sabe-se e reconhece, a importancia do professor como sendo fundamental em sala de aula.

O texto abaixo retirado do site infonet apresenta essa discussão, chamando a atenção a tendencia do professor em não ser mais o unico detentor da informação. No texto aponta-se que "O grande desafio é preparar o estudante para que ela saiba o que fazer com a informação e preparar profissionais para esse novo ciclo que tem como característica a inovação”. "As tecnologias serão incorporadas com naturalidade, é apenas uma questão de tempo." (Motta). Veja abaixo a reportagem na íntegra:

"Especialista diz que desafio é adaptação aos novos cenários

As tecnologias, que estão cada vez mais presentes no cotidiano das salas de aula, vêm provocando transformações nas tradicionais metodologias de ensino. Ainda que lentamente, essas mudanças já podem ser sentidas, e o principal desafio do setor é adaptar profissionais às novas formas de entrega de conteúdo. De acordo com o reitor da Unesa e diretor da pesquisa da Universidade Estácio de Sá, Ronaldo Mota, o simples processo de aprendizagem utilizado atualmente já não funciona mais. O assunto foi discutido durante palestra no I WorkShop Inovação e Educação, que ocorreu no Rio de Janeiro.

Ronaldo Mota explica que a nossa sociedade está saindo de um mundo basicamente analógico em direção a um mundo totalmente digital, um fator que causa consequências profundas na nossa forma de ensinar e aprender. “A maneira na qual estruturamos o processo de aprendizagem no qual o professor ministra um conteúdo visto pela 1ª vez pelo estudante, que toma nota e vai para estudar, é um simples processo que não funciona mais. Ele gera desestímulo, evasão e baixa qualidade”, destaca.

Durante a palestra, foi exibida uma tabela com as pricipais mudanças na forma de ensino

Ronaldo revela que processo de aprendizagem começa na escola, mas não deve se limitar prioritariamente a este espaço. “O ideal é que os alunos tenham antes da aula, acesso mínimo ao conteúdo, e, portanto estejam razoavelmente inteirados do tema. A hora, o local, como e quando ele vai acessar o conteúdo fica a critério dele. Você foge da ideia de que o aprendizado começa a ocorrer dentro da escola e acaba quando o professor o aluno vai embora ou o professor encerre sua fala”, diz.

O especialista destaca que o mundo caminha na direção de um fato inédito no qual a informação será totalmente disponível, instantaneamente acessível e gratuita. “Deixa de ter relevância o fato de você deter a informação. O grande desafio é preparar a pessoa para que ela saiba o que fazer com a informação e preparar profissionais para esse novo ciclo que tem como característica a inovação”.

Corpo docente

Embora as novas tecnologias tenham atingido a relação entre professor e aluno, Ronaldo Mota destaca que o docente ainda é o principal motivador dos alunos. “Ele transcende e é posterior a aula e isto é feito via tecnologia, vinculando alunos e corpo de professores em ambientes virtuais de aprendizagem”.

Ainda assim, para o especialista, os professores não sabem e não vão aprender a criar os ambientes virtuais porque há uma certa resistência em aceitar inovações. “Criar esse ambiente é dificílimo para os mais velhos e facílimo para os mais jovens. Há resistência, a mudança é uma radicalidade enorme, mas o tempo passa, o mundo gira e as tecnologias serão incorporadas com naturalidade”, comenta Mota.

Apesar dos conflitos, a figura do professor continua sendo de fundamental importância, conforme observa Ronaldo. “Os professores são úteis, relevantes, merecem prestígio, mas precisam ter tolerância. Ao contrário da ideia atual de que o professor sozinho é dono do espetáculo e decide o conteúdo e a metodologia, agora teremos equipes responsáveis pelo processo de aprendizagem no qual o professor é muito importante, só não é o único”, finaliza. Por Verlane Estácio"

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