Tecnologias da Comunicação e Informação Proposta de Integração Curricular e Ação Interdisciplinar
COLÉGIO ESTADUAL HILDEBRANDO DE ARAÚJO
Tecnologias da Comunicação e Informação
Proposta de Integração Curricular e Ação Interdisciplinar
Problematização do fato ou fenômeno em múltiplas perspectivas:
As tecnologias da comunicação e da Informação tiveram um grande desenvolvimento nos séculos XX e XXI. Em suas diferentes manifestações, como o rádio, a televisão, o cinema e a internet, as novas tecnologias propiciaram a comunicação entre diversos pontos do planeta, relativizando a noção de tempo e espaço das sociedades. A disseminação destas tecnologias, em maiores ou menores condições de acesso, também criaram novas formas de ser e viver dos indivíduos.
Neste sentido, tendo clara a importância das tecnologias da Comunicação e Informação em nossa sociedade e no cotidiano dos alunos, propõem-se as seguintes problematizações:
- Em que contextos históricos se desenvolveram as diferentes tecnologias da comunicação e informação: grupos sociais envolvidos em sua criação, objetivos da tecnologia, condições de acesso à população, suas implicações nas diferentes esferas do social;
- Quais grupos econômicos envolvidos nos processos de criação, disseminação, comercialização e utilização das tecnologias da comunicação e informação; quais os impactos das tecnologias da comunicação e informação na organização dos processos produtivos das populações;
- Quais os conhecimentos científicos necessários para a criação e desenvolvimento das Tecnologia da Comunicação e Informação;
- Que impactos a criação e disseminação das Tecnologias da Comunicação e Informação produziram na organização das sociedades. Em que medida alteraram as relações de sociabilidades das populações;
- Quais as contribuições das Tecnologias da Comunicação e Informação para as diferentes áreas da pesquisa científica?
- Quais os impactos ambientais na produção e disseminação das Tecnologias da Comunicação e Informação; quais propostas de práticas eco-eficientes objetivando superar o impacto ambiental das TCIs;
- Em que medida a criação e disseminação de novas Tecnologias da Comunicação e Informação corresponderam a alterações nos padrões artísticos e estéticos das sociedades contemporâneas às novas tecnologias.
Teorias e conceitos para a compreensão dos objetos estudados nas múltiplas perspectivas
em que foi problematizado por disciplinas (seleção integrada dos conteúdos)
• Sociologia:
- Relações entre cultura e ideologia: dominação e controle, meios de comunicação, relações entre mídia e política;
- Origem das diferenças entre “cultura erudita” e “cultura popular” e os conceitos de “indústria cultural” / “cultura de massa”;
- Papel dos meios de comunicação na sociedade e na cultura;
- Formas como os grupos sociais, especialmente os jovens, se relacionam com as tecnologias de comunicação de massa e tecnologias da Informação.
• Biologia:
- Contribuições das tecnologias da Comunicação no desenvolvimento da microbiologia e da biotecnologia;
- Gestão responsável do uso de toda a estrutura de Tecnologias da Comunicação e da Informação, envolvendo a adequação de infraestrutura e a disposição adequada do lixo eletrônico - o chamado e-lixo.
- A ecotecnologia integrando os campos de estudo da ecologia e tecnologia promovendo soluções técnicas com mínimo impacto ambiental;
• Física:
- Imagens, sons e informação: da óptica às ondas; da lupa ao computador; dos limiares auditivos aos sons ensurdecedores.
- Eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo: dos seus fundamentos em elementos, dispositivos e circuitos elementares às conversões de energia nos aparelhos elétricos; tecnologias eletromagnéticas e seus usos no cotidiano doméstico.
- Eletricidade e equipamentos elétricos: o papel dos motores elétricos e dos componentes eletrônicos no desenvolvimento tecnológico.
- Telecomunicações, informações e ondas eletromagnéticas: a veiculação de informações por ondas eletromagnéticas; princípio de funcionamento dos principais equipamentos de comunicação com base na propagação de ondas eletromagnéticas (rádio, TV, telefonia convencional e celular, fibras ópticas).
• Matemática
- Aplicação dos conhecimentos matemáticos como combinações binárias, megapixels, coordenadas matemáticas/geométricas na rede/internet;
- Geometria plana e analítica, números binários, números complexos, coordenadas, arranjos, combinações, permutações.
• Língua Portuguesa
- Entender a natureza das tecnologias da comunicação e informação como integração de diferentes meios de comunicação, linguagens e códigos, bem como a função integradora que elas exercem na sua relação com as demais tecnologias;
- Contexto tecnológico da Internet para o processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita;
- Princípios das tecnologias da comunicação e da informação associados aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte e aos problemas que se propõem a solucionar:
►troca de mensagens eletrônicas (e-mails) entre todas as partes do mundo;
►compartilhamento de informações e busca de apoio à solução de problemas;
►participação em discussões entre membros de comunidade Internet;
►acesso a arquivos de dados, incluindo som, imagem e textos;
►consulta a uma vasta biblioteca virtual de alcance mundial, permitindo o acesso a uma quantidade de informações sem precedente.
• Química
- Contribuições dos estudos da química que possibilitaram o avanço de novas tecnologias da Comunicação;
- Contribuições das Tecnologias da Comunicação e Informação para os avanços das pesquisas nas áreas da química e bioquímica.
• Filosofia
- Significado e usos dos recursos tecnológicos da comunicação e da Informação disponíveis entre as sociedades ao longo do tempo;
- Nova realidade virtual, que se torna gradativamente mais acessível aos indivíduos, como fator crucial para a instalação de uma nova ordem social que deriva do relacionamento entre homem e máquina.
• Geografia
- Contribuições das tecnologias da Informação para os estudos da Geografia: imagens de satélites de alta resolução espacial para a confecção de mapas técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto;
- softwares, de imagens de satélites e de equipamentos, como o GPS (tanto os de navegação, como os topográficos e os geodésicos), radares, barômetros, espectrômetros, supercomputadores que facilitam e dinamizam o trabalho de análise e de pesquisas em várias áreas objeto de estudo dos Geógrafos.
- mídias interativas: destaque para o software Google Earth
• Educação Física
- Melhorias da prática desportiva a partir das novas tecnologias;
- Impactos da Internet no esporte;
- Utilização da tecnologia para auxiliar a tomada de decisões no esporte;
- Tecnologia substituindo o julgamento humano no esporte: árbitros e juízes;
- Fatores que influenciam o desenvolvimento e o uso da tecnologia no esporte;
- Novas pesquisas realizadas em tecnologia esportiva;
• História
Contextos históricos em que se desenvolveram as diferentes tecnologias da comunicação e informação e suas implicações políticas, econômicas, sociais e culturais.
- A 2ª Revolução Industrial
- 1ª e 2ª Guerras Mundiais
- Revolução Russa
- Estados Totalitários
- Guerra Fria
- Anos Dourados e a época do rádio
- Governos Militares
- Período Democrático atual
- Processo de Globalização e desigualdade
• Inglês
- Natureza multicultural e multilinguística, convertida em ferramenta para o ensino do inglês em sua dimensão sistêmica de regras e normas, além de promover e facilitar a comunicação entre os aprendizes das mais diversas culturas.
- Uso da língua em contextos autênticos e significativos;
- Incremento do letramento através da leitura, escrita e oportunidade de
publicação na Internet;
- Comunicação dinâmica, viabilizada por um meio flexível e multimidiático.
• Arte
- Possibilidades tecnológicas novas para a produção, circulação da Arte e do ensino da Arte: art, web art, Internet art, mídia-arte, arte e técnica, arte e tecnologia;
- Computação gráfica: animações, games e mundo virtual, realidade virtual (simulações), animações vetoriais
- Indústria cultural
Interdisciplinaridade sugerida
- História, Sociologia, Filosofia, Geografia
- Biologia, Química, Educação Física e Geografia
- Matemática, Física, Educação Física
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Filosofia, Sociologia, História
- Logue-se para poder enviar comentários