Suplementos alimentares e esteróides anabolizantes

Ciências da Natureza - Unidade de ensino

Tema: Suplementos alimentares e esteróides anabolizantes.

Investigação Temática

Atualmente o culto ao corpo perfeito se tornou moda e muitos jovens acabam fazendo o uso de suplementos alimentares e esteróides anabolizantes com o objetivo de aumento e definição da massa muscular, buscando um corpo perfeito. Estas substâncias podem prejudicar a saúde e trazer efeitos indesejados. Frequentemente na mídia aparecem matérias que mostram a facilidade para comprar estas drogas, de modo clandestino e sem indicação. Mas, qual a diferença entre os suplementos alimentares e os esteróides anabolizantes? Quais são seus efeitos e os riscos do uso destas substâncias?

Problematização Inicial

Diante da falta de conhecimento dos jovens e até mesmo da população em geral sobre o uso de suplementos alimentares e até mesmo de anabolizantes, suscitou-se a ideia da realização de um trabalho interdisciplinar, levando os educandos a perceberem  o papel do conhecimento científico como subsídio para que façam escolhas conscientes.

Primeiramente os alunos serão instigados sobre o tema e terão a oportunidade de fazerem questionamentos, em seguida, os professores encaminharão atividades que possam sensibilizá-los em relação à utilização incorreta e inconsciente de suplementos alimentares e anabolizantes, alertando e contribuindo na formação das ações de conscientização sobre o uso dessas substâncias.

Organização do Conhecimento e Aplicação

Trabalhar a suplementação alimentar e a utilização de anabolizantes de forma interdisciplinar e contextualizada, levando os educandos a uma participação ativa no seu processo de aprendizagem e crescimento pessoal.

Será oportunizado debates e reflexões em torno dos fatores sociais, familiares e econômicos que influenciam no uso de suplementos e anabolizantes para atingir o corpo perfeito. Os professores buscarão incentivar a conscientização dos educandos acerca da erradicação do uso de anabolizantes na sociedade, já que existe uma comercialização indiscriminada destas drogas.

  Os conteúdos relevantes que envolvem a temática encontram-se elencados abaixo, por disciplinas:

Filosofia – trabalhar a relação dos atletas de Jogos Olímpicos da Antiguidade e os atletas da atualidade.

Sociologia – trabalhar a questão do culto ao corpo e a sociedade de consumo.

  Língua Portuguesa e inglesa -  leitura e interpretação de textos sobre o tema.

  Matemática – pesquisa e construção de gráficos referentes ao uso de suplementos e anabolizantes pelos jovens.

Educação Física – trabalhar a diferença entre suplementos e anabolizantes e as consequências no uso indevido dessas substâncias. Sugestão de vídeo:

Profº Fabio Chiodini, Esteróides Anabolizantes e Suplementos Alimentares. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=c23lrUacqkI> Acesso em 31 de agosto de 2015.

Química – composição, fórmulas químicas e as funções orgânicas presentes nos suplementos  e nos esteroides anabolizantes. Sugestão de vídeo:

Fantástico, Laboratórios clandestinos de anabolizantes viram negócio no Brasil. Disponível em< http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/08/laboratorios-clandestinos... em 28 de agosto de 2015.

Biologia – estudo dos principais hormônios e atuação no organismo dos suplementos e anabolizantes.
História e Geografia – história dos esteroides e anabolizantes e regiões onde ocorre a maior utilização dessas substâncias.

Arte – confecção de cartazes de conscientização sobre o uso de esteroides anabolizantes.

Após trabalhar o tema de forma interdisciplinar e contextualizado, espera-se que os educandos desenvolvam uma capacidade crítico-reflexiva com relação ao uso de suplementos alimentares e anabolizantes e que tenham condições de fazer uma leitura correta de sua realidade, buscando meios para responder seus questionamentos e atuando como protagonistas de sua própria construção de conhecimentos.

Referências

Portal dia a dia educação.Disponível em <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pacto_nacional_em/cadernos_etapa2/caderno3_mec.pdf>Acesso em 20 de agosto de 2015.

Revista Oficial do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente/UERJ. Disponível em <http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=201>Acesso em 25 de agosto de 2015.

Brasil Escola. Disponível em<http://www.brasilescola.com/quimica/esteroides-anabolizantes-forca-beleza-enganosas.htm>Acesso em 25 de agosto de 2015.