Desafios e Ensino Médio
As frequentes mudanças e transformações na atual conjuntura social exercem fortes influências nos modos de viver das pessoas. Nesse contexto de diversidades estão também os sujeitos do ensino médio. Ao mesmo tempo em que são únicos, exclusivos e diferentes têm necessidades de se inserir em grupos com os quais se identificam ou são aceitos. Porém, muitas vezes não conseguem resolver pequenos problemas de relacionamentos ou respeitar as próprias diferenças, desencadeando conflitos e brigas, ofensas físicas, morais, preconceitos que interferem no desempenho escolar.
A presente geração chega antes dos adultos quando o assunto é tecnologia, conexão ao mundo virtual e é fato que no campo escolar não acompanhamos essas mudanças por inúmeros motivos que talvez já não se justifiquem. As mudanças surgem sempre em função de uma necessidade. Considerando que somos resultado desse processo é preciso cuidado ao lidar com jovens e adolescentes que ainda estão em fase de desenvolvimento físico e formação intelectual.
Apesar de hoje dispor de tempo previsto em calendário para as reflexões sobre as questões que envolvem os sujeitos do espaço educativo, são poucas as ações consolidadas no sentido de desenvolver práticas mais significativas e desafiadoras aos nossos jovens e mesmo práticas que promovam a participação efetiva dos estudantes no dia a dia escolar ou protagonismo juvenil apontado no contexto do caderno.
A pouca participação do jovem é resultado do próprio processo educativo que durante muito tempo esqueceu dele. Modificar essa condição exige esforço redobrado e ruptura com muitas de nossas práticas, transformando a sala de aula e demais espaços educativos em mais oportunidades de manifestação dos jovens nos conteúdos escolares que conforme Teixeira (2007), “na relação professor e aluno está o coração da docência”(Caderno 2 p. 53) e demais ações do processo educativo na sua totalidade.
Assim, um dos desafios é desenvolver práticas que ultrapassem o caráter transmissivo dos conteúdos escolares e criar condições, abrir espaços que promovam nas salas de aula, na escola e comunidade a participação efetiva de adolescentes e jovens em debates, discussões, reflexões e decisões partilhadas, construção coletiva do conhecimento e resoluções de problemas locais (na escola, na casa, na comunidade) e globais (no planeta).
Referências
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I - caderno II : o jovem como sujeito do ensino médio / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [organizadores : Paulo Carrano,Juarez Dayrell]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013.
Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação.
Departamento de Educação Básica. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio: Formação Continuada para os Professores do
Ensino Médio do Estado do Paraná. – Curitiba: SEED -Pr., 2014.