Sujeitos do Ensino Médio

Os estudantes de hoje se caracterizam como seres que  fazem de tudo um pouco, estão sempre a mil, as coisas são resolvidas rapidamente ou não são, pode-se dizer que são multitarefa, desde que seja significativo, se os adultos exigem alguma coisa que, para eles, pareça não ter importância, terão problemas (indisciplina, má educação, falta de respeito, desinteresse pelo conteúdo), ou seja, enfrentam dificuldades para estabelecer relações eficazes com o trabalho, a educação e a família.

Sabe-se da diversidade e o protagonismo que a juventude de um país representa, pois são eles que determinam os rumos da economia, como profissionais, na geração de novas tecnologias e ciência, na força militar, etc...

Pensando que a alteridade é o estudo das diferenças e o estudo do outro a escola precisa se organiza para atuar no sentido de envolvê-los com informações próximas ao seu dia a dia, que faça sentido nas suas vidas, ou seja, conteúdos atuais e relevantes, com uma abordagem visual e ativa. Pois informações difíceis de ler e antiquadas não prendem a atenção. Os conteúdos precisam ser relevantes, sim. Mas que também seja visualmente atraente e que demande sua participação, o diálogo seja constante. Para que possam exercer seu papel de jovem atuante, com qualificação, com voz e vez na sociedade em que está inserido.