O conteúdo do caderno 2, os vídeos indicados nos fazem perceber a amplitude do tema, as dificuldades para atingir todos os sujeitos.
Temos avanços na prática educativa pois as características dos estudantes são consideradas como resultado de vivências históricas, sociais e como tal precisam ser conhecidas e respeitadas. A partir desse reconhecimento é que se vai percebendo a diversidade de vida dos sujeitos. Penso que a diversidade já é percebida, mas pouco reconhecida trabalhada, valorizada.
Em relação ao protagonismo, o caderno 2 deixa claro seu vínculo com a participação, envolvimento e em relação a esse aspecto podemos ampliar e aperfeiçoar as formas de participação em todos os sentidos se comparada a definição disponível online:
Protagonismo Juvenil é uma prática educativa desenvolvida para os jovens, onde ele é o elemento central e participa de todas as fases, do processo educativo, desde a elaboração, execução e avaliação das ações propostas, com o objetivo de estimular a participação social do jovem na comunidade (www.significados.com.br/protagonismo/).
Trabalhar nesta perspectiva é possível desde que tanto as políticas públicas, como a organização escolar/curricular crie essas possibilidades ( tempo, espaço, profissionais entre outros).