TEMÁTICA CADERNO 2:
A partir dos estudos realizados na temática do caderno 2, podemos perceber e analisar que os jovens de hoje estão bem diferentes dos jovens da minha época, pois eles tem mais conhecimentos em relação a igualdade, respeitos com as ideias e conceitos de cada um, por “exemplo” cada um pode se expressar do seu próprio jeito. Às vezes percebo pelo convivo em sala de aula e também na vida cotidiana que nossos adolescentes estão mais preparados para os novos desafios que a vida e suas transformações. Percebo que os adolescentes que estudam no período noturno se interação mais pelo trabalho do que estar ali frequentado uma sala de aula, pois às vezes muitos deles já têm responsabilidade de um adulto, tendo de estar ajudando nas despesas familiar e às vezes como precisam desse trabalho acabam faltando nas aulas por causa do cansaço do dia a dia. Hoje em dia nossos jovens estão rodeados por essas tecnologias (celulares, internet, whastapp, face book) e acabam trazendo essas novidades para a sala de aula e com isso atrapalhando os seus estudos e muitas vezes nem os pais ficam sabendo como lidar com essas certas situações. No cotidiano da escola e, principalmente na sala dos professores, podemos perceber que os desafios de trabalhar com os jovens de hoje costuma ser um tema constante nas rodas de conversar entre os colegas. Nesse sentido, o ensino médio deve ser planejado em consonância com as características sociais, culturais e cognitivas do sujeito humano referencial desta última etapa da Educação Básica: adolescentes, jovens e adultos. Cada um desses tempos de vida tem a sua singularidade, como síntese do desenvolvimento biológico e da experiência social condicionada historicamente. Por outro lado, se a construção do conhecimento científico, tecnológico e cultural é também um processo sócio-histórico, o ensino médio pode configurar-se como um momento em que necessidades, interesses, curiosidades e saberes diversos confrontam-se com os saberes sistematizados, produzindo aprendizagens socialmente e subjetivamente significativas. Num processo educativo centrado no sujeito, o ensino médio deve abranger, portanto, todas as dimensões da vida, possibilitando o desenvolvimento pleno das potencialidades do educando. Com este referencial, propomos discutir as possibilidades de se repensar o Ensino Médio na perspectiva interdisciplinar. Consideramos importante que cada escola faça um retrato de si mesma, dos sujeitos que afazem viva e do meio social em que se insere, no sentido de compreender sua própria cultura, identificando dimensões da realidade motivadoras de uma proposta curricular coerente com os interesses e as necessidades de seus alunos. Afinal, a escola faz parte do conjunto social em que está inserida e deve se comprometer, também, com seus projetos. Sem nunca esgotar-se em si mesma, a dimensão local pode ser uma dimensão importante do planejamento educacional, integrado a um projeto social comprometido com a melhoria da qualidade de vida de toda a população.