Sujeitos do Ensino Médio

Este curso nos possibilitou a retomada de reflexões que haviam caído no esquecimento. Faz-se necessário que ao trabalharmos neste ambiente, estejamos sempre conscientes da necessidade de buscar o aprimoramento de nossas práticas.

O desafio é buscar alternativas que possam auxiliar o professor e o aluno na compreensão mutua de mundo, tendo como base o diálogo, sendo que para isso precisamos encontrar metodologias diferenciadas que alcancem seus interesses para que haja reflexão e ação positiva.

O papel do professor é ajudá-lo a aprimorar o conhecimento  sobre o estudante jovem  e superar os diversos estereótipos para construção de suas identidades, necessidades e direitos dessa população em formação. Porém, ao chegar à escola esses jovens modificam o que estava posto e mexem com concepções e práticas enraizadas. Portanto é preciso instigar a reflexão sobre quem são os sujeitos, suas origens, expressões e expectativas, em função de sua pluralidade.

Na atualidade os jovens têm se deparado com as grandes transformações pelas quais passa a sociedade. Essas mudanças têm afetado, nas últimas décadas, as formas de se organizar e gerir o trabalho, além de requerer novas tecnologias inseridos no espaço escolar, eles sofrem as consequências da implementação de políticas públicas que articulam escola e trabalho dentro de uma certa perspectiva. Enfrentando as transformações societárias, objetivamente os jovens estão diante de novas tecnologias, do discurso da educação para a empregabilidade, da grande competitividade num mercado de trabalho cada vez mais informal, das condições precárias de trabalho, da transferência de mão de obra para o setor terciário e, ainda, do desemprego.

O Ensino médio na sua história oscilou-se, entre uma finalidade voltada ora formação acadêmica, ora voltada   para uma formação técnica, com trajetórias e sujeitos distintos,caracterizando fragmentações e hierarquização do conhecimento. Atualmente, o Ensino Médio é a etapa de conclusão da Educação Básica, que compreende a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e EJA. Tem como objetivo a formação humana integral, superando a dualidade existente através de uma educação integrada e promovendo o encontro entre ‘cultura’ e ‘trabalho’,  com consta na nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996).

Cada professor trabalha objetivando atender  os interesses de seus alunos,  os interesses educacionais da escola publica, estes, se vinculam a preparação  para o mundo do trabalho.

Para a realidade da educação no sistema prisional é necessário considerar quem são estes sujeitos em privação de liberdade, seus interesses, suas angústias, seus conhecimentos prévios, suas expectativas, para a partir deste diálogo, aproximá-los do conhecimento sistematizado, para que no processo ensino-aprendizagem possam estabelecer relações com os saberes escolares, internalizar o conhecimento, compreender a sua relevância para a sua realidade, para a leitura de mundo e para as mudanças na sociedade e na sua atual condição