Estamos vivenciando um período de grandes mudanças na formação da sociedade. Temos conflitos de gerações, como por exemplo, o que è de suma importância para os avos, tem mediana importância para os pais e os filhos normalmente nem sabem e nem querem saber do que se trata. Não temos grandes diferenças na faixa etária de idade, porem temos abismo na maneira de pensar, comportar-se diante de situações e mesmo em tomadas de decisões.
Diante deste novo cenário social a escola em certos momentos encontra dificuldades em se “encontrar,” ou melhor, em fazer sua verdadeira função. O papel da escola anterior era transmitir conhecimento, atualmente dispersasse diante de tantos problemas sociais, emocionais, entre outros dos estudantes, que e necessário prioriza-los e deixar de lado a verdadeira função escolar. Não acho falho realizar este trabalho, se esta acontecendo o problema precisa ser resolvido, porem não podemos permanecer nele e desviar a função principal da escola.
Mesmo diante desta problemática a escola esta procurando, em passos lentos, organizar-se para trabalhar com esta nova geração de estudantes. Geração das grandes diversidades e ao mesmo tempo das grandes semelhanças. Geração das altas habilidades tecnológicas e da grande deficiência em relacionamento humano. A escola esta em busca de mecanismo para atender esta diversidade comportamental dos estudantes, porem o caminho è difícil porque não temos uma organização educacional, ou melhor, uma politica educacional consistente para longo prazo, com objetivos claros e específicos. Sempre estamos observando o todo, o geral e nos perdemos no essencial.