SUCATEANDO

SISMÉDIO - ATIVIDADE CADERNO III

Colégio Estadual Lúcia Bastos – Curitiba Paraná
Professores:
Ali - Educação Física
Laura - Arte
Lourelai - História
Zeni - Geografia

SUCATEANDO

Foi a partir da revolução industrial que a poluição passou a constituir um problema para a humanidade. É lógico que já existiam exemplos de poluição anteriormente, em alguns casos até famosos (no Império Romano, por exemplo). Mas o grau de poluição aumentou muito com a industrialização e urbanização.
Não é somente a indústria que  é a principal responsável pelo lançamento de poluentes no meio ambiente, mas também porque a Revolução Industrial representou a consolidação e a mundialização do capitalismo, sistema socioeconômico dominante hoje no espaço mundial. E o capitalismo, que tem na indústria a sua atividade econômica de vanguarda, acarreta urbanização, com grandes concentrações humanas em algumas cidades. A própria aglomeração urbana já é por si só uma fonte de poluição, pois implica numerosos problemas ambientais, como o acúmulo de lixo, o enorme volume de esgotos, os congestionamentos de tráfego etc.
Mas o importante realmente é que o capitalismo é um sistema econômico voltado para a produção e acumulação constante de riquezas. Praticamente tudo que existe, e tudo o que é produzido, passa a ser mercadoria com o desenvolvimento do capitalismo. Sociedades, indivíduos, natureza, espaço, mares, florestas, subsolo: tudo tem de ser útil economicamente, tudo deve ser utilizado no processo produtivo. O importante nesse processo não é o que é bom ou justo e sim o que trará maiores lucros a curto prazo. Assim derrubam-se matas sem se importar com as consequências a longo prazo; acaba-se com as sociedades preconceituosamente rotuladas de “primitivas”, porque elas são vistas como empecilhos para essa forma de “progresso”, entendido como acumulação constante de riquezas, que se concentram sempre nas mãos de alguns.
A partir da Revolução Industrial, com o desenvolvimento do capitalismo, a natureza vai pouco a pouco deixando de existir para dar lugar a um meio ambiente transformado, modificado, produzido pela sociedade moderna. O homem deixa de viver em harmonia com a natureza e passa a dominá-la, dando origem ao que se chama de segunda natureza: a natureza modificada ou produzida pelo homem – como meio urbano, por exemplo, com seus rios canalizados, solos cobertos por asfalto, vegetação nativa completamente devastada, assim como a fauna original da área, etc. – , que é muito diferente da primeira natureza, a paisagem natural sem intervenção humana.
Contudo, esse domínio da tecnologia moderna sobre o meio natural traz consequências negativas para a qualidade da vida humana em seu ambiente
O Homem é o único animal que modifica a natureza, muitas vezes de forma irreversível. Faz isso desde que aprendeu a construir sua casa, cultivar alimentos domesticar animais e explorar minerais.
A sociedade moderna intensifica de tal forma esse processo que compromete a vida no planeta. Ao mesmo tempo cresce a tomada de consciência ecológica e se desenvolve a legislação ambiental.
Desde o início do século XX já se notava certa preocupação com o meio ambiente, mas foi na década de 70 que surgiu uma maior busca pela proteção de grandes componentes da natureza e o indivíduo voltou sua atenção para a água e o ar e a vida selvagem.
Em 1972 ocorreu a conferência de Estocolmo, que marcou o início da moderna formulação da questão, do meio ambiente global.
A década de 80 ficou sua preocupação aos problemas gerados pelos produtos químicos, resíduos, materiais radioativos e outras substâncias perigosas, também surgiu protocolo de Montreal que tratava da importância de dar atenção à camada de ozônio.
Foi na década de 90 que ocorreu o maior número de eventos ambientais comparando às décadas anteriores, entre elas a E. C.O 92, realizada no Rio de Janeiro, que teve como documento final a Agenda 21, no qual o Brasil e mais 179 países, assumiram o compromisso de proteção ao meio ambiente.
Foi só no século XXI que ocorreu a participação de todos os países desenvolvidos, com o mesmo objetivo, que é diminuir a poluição ambiental e praticar a sustentabilidade, que é usar de maneira consciente os recursos da natureza para que não faltem as gerações futuras.
Cabe a cada cidadão fazer a sua parte, para diminuir a poluição do nosso planeta. Pequenos gestos fazem a diferença.Um deles e a separação correta do lixo.
O Brasil está incluído como um dos maiores recicladores do mundo. Curitiba foi a primeira cidade brasileira a implantar o sistema de coleta de lixo seletivo.
A reciclagem do lixo é uma das grandes questões da humanidade, porque atua em duas vertentes do processo de consumo, evita o desgaste de recursos naturais e também o abandono do material no meio ambiente.
Os interesses econômicos imediatos, no entanto, continuam a estimular agressões ao meio ambiente. A saúde do planeta depende de uma ampla mudança de mentalidade.
Para que as novas gerações percebam, vivenciem e potencializem novas formas de utilizar materiais “alternativos, recicláveis e sucata” que possivelmente não seriam reutilizados pela nossa sociedade, e para que os mesmos possam empregar e utilizar de forma inteligente, consciente e eficaz, novas formas de pensar e reconstruir novas possibilidades na reutilização destes materiais.  Com isso temos que despertar no aluno o interesse por trabalhar com materiais alternativos, recicláveis e sucatas possibilitando um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que facilite a aprendizagem de forma inovadora e potencialize e amplie as habilidades do educando. Sendo assim, promover um espaço inovador como laboratório para descobertas e experimentos, idéias e reflexões, para que possa ultrapassar barreiras limitadoras.
Neste projeto teórico-prático há integração das disciplinas de Geografia, História, Arte e Educação Física a partir dos conteúdos da revolução industrial, o mundo contemporâneo, jogos populares artes plásticas e o meio ambiente, para que estes temas sejam abordados de forma interligada e conectadas juntamente com as disciplinas e o mundo. 
        Por intermédio do projeto o educando irá construir e reconstruir, de forma coletiva e individual, com base em suas idéias e de seus colegas, a produção e elaboração dos materiais “alternativos, recicláveis e sucata” sendo assim, irão criar novos objetos e formas para sua utilização e reutilização, contribuindo para a melhoria do meio ambiente e do mundo.
  A construção deste projeto irá Potencializar os recursos internos e criativos, estimulando os participantes à quebra de paradigmas, aplicando soluções criativas em sua vida prática, percebendo possibilidades e novas oportunidades diante de novos desafios.
Neste processo de ensino aprendizagem , a construção dos materiais “alternativos, recicláveis e sucata”, que somadas à criatividade poderá revelar um resultado surpreendente, com isso trará ao aluno a auto expressão, a riqueza do material elaborado e utilizado e o seu reflexo ambiental e sua aplicabilidade na sociedade, não tendo custo algum para o seu   desenvolvimento.
O  trabalhos produzidos serão apresentados por meio de exposição para os docentes, discentes, funcionários e pais. Os materiais produzidos pelos alunos serão doados para que sejam utilizados pela comunidade e observados o impacto da sua aplicabilidade na rotina da comunidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Link acesso aos vídeos internet
http://youtu.be/U3fUYTA9mbc
http://youtu.be/2qVt3ZK1Aek
http://youtu.be/cI_0Hyn57Lk
http://youtu.be/_E0EJLRkysM
 
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