SOBRE O CADERNO 1 -

COLÉGIO ESTADUAL JARDIM CONSOLATA, Reflexão caderno 1

Ao retomar a leitura do texto sobre a história do Ensino Médio no Brasil desde suas origens até os nossos dias, é possível compreender como esta modalidade vem sendo construída historicamente dentro de um processo difícil e marcado pela falta de compromisso político do Estado Brasileiro no tocante a esta etapa importante de formação dos adolescentes e jovens de nosso país.

     A leitura nos remete a uma análise crítica dos diferentes períodos históricos, em que privilegiou-se as camadas mais abastadas em detrimento das classes populares que tiveram que contentar-se com o Ensino Fundamental e só posteriormente, graças às lutas dos Educadores como os Pioneiros da Educação que evocaram a importância da Escola Pública para todos e a força dos Movimentos sociais que tivemos avanços significativos no que se refere ao maior acesso da classe trabalhadora no Ensino Médio.

     O período da redemocratização do país é extremamente importante e marca um novo ciclo de lutas e conquistas do povo, pois alcançamos patamares de participação, cidadania e efetivação de direitos sociais, civis, políticos, culturais e educacionais. A Constituição de 1988 é uma referência importante neste processo de autonomia.

O desafio da Escola Pública 

O texto do caderno 1, "Ensino Médio e Formação humana integral" apresenta dados importantes sobre a realidade do Ensino Médio, corroborando assim para uma visão ampliada da problemática. Um dos dados apresentados retirado do Censo Escolar 2010, mostra que 88,5% dos estudantes que frequentam o Ensino Médio estão nas redes públicas de educação, tal dado aumenta a nossa responsabilidade com a qualidade de ensino ofertado, uma vez que atuamos com estes sujeitos e portanto é um desafio que também precisamos discutir e enfrentar, não sendo possível delegar toda a responsabilidade aos governos. trata-se de uma luta a ser travada por todos os agentes que atuam direta ou indiretamente com esta juventude, a luta conjunta deverá sempre ser em vista da consolidação de políticas públicas que respondam as exigências desta etapa importante e objetivando permitir que o acesso e a permanência no Ensino Médio atinja patamares esperados.

Quanto aos desafios do Ensino Médio, podemos dizer que são inúmeros e de várias naturezas... o caderno 1 nos ajuda muitíssimo, trazendo estudos, pesquisas, amostragens que n os aproximam da problemática. Faz-se necessário aproveitar destas ferramentas para compreendermos a nossa realidade em que atuamos, ou seja, qual o perfil, da nossa escola, o Colégio Jardim Consolata, o que estamos observando do Ensino Médio, qual a realidade, o contexto social em que estamos inseridos e quais os principais desafios desta modalidade.

Acredito ser importante traçar um perfil, elaborar uma pesquisa junto à comunidade dos alunos tanto do matutino quanto do noturno, para assim nos aproximarmos melhor da realidade e dos seus desafios enquanto Ensino Médio. O último Conselho de Classe participativo que tivemos no sábado dia 26 de julho, apresentou alguns elementos importantes que com certeza irão nos ajudar na análise e na discussão da problemática a ser enfrentada.

Contribuição de Antonio Gramsci na comreensão da escola pública -

     Ainda refletindo sobre o Caderno 1, nos deparamos com uma importante contribuição do filósofo Antonio Gramsci no tocante a reflexão de uma escola pública que contemporaneamente continuamos construindo, é sem dúvida uma busca atual e pertinente. Ele defende uma escola unitária que tem o objetivo de criar valores fundamentais do humanismo, que visa a um pensamento crítico, favorecendo a iniciação científica, a criatividade, a vivência de novas relações sociais e uma consciência autônoma.

     A visão gramsciana continua alimentando nossas utopias, pois a escola que estamos construindo deverá caminhar para esta visão ampliada das realidades, que supere o senso comum, a falta de criticidade e de um posicionamento que nos permita alcançar uma educação libertadora, fazendo-nos identificar com os "intelectuais orgânicos" em vista de uma maior inserção no chão da escola e no resgate da cidadania.
Ao retomar a leitura do texto sobre a história do Ensino Médio no Brasil desde suas origens até os nossos dias, é possível compreender como esta modalidade vem sendo construída historicamente dentro de um processo difícil e marcado pela falta de compromisso político do Estado Brasileiro no tocante a esta etapa importante de formação dos adolescentes e jovens de nosso país.

     A leitura nos remete a uma análise crítica dos diferentes períodos históricos, em que privilegiou-se as camadas mais abastadas em detrimento das classes populares que tiveram que contentar-se com o Ensino Fundamental e só posteriormente, graças às lutas dos Educadores como os Pioneiros da Educação que evocaram a importância da Escola Pública para todos e a força dos Movimentos sociais que tivemos avanços significativos no que se refere ao maior acesso da classe trabalhadora no Ensino Médio.

     O período da redemocratização do país é extremamente importante e marca um novo ciclo de lutas e conquistas do povo, pois alcançamos patamares de participação, cidadania e efetivação de direitos sociais, civis, políticos, culturais e educacionais. A Constituição de 1988 é uma referência importante neste processo de autonomia.