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SITUAÇÕES DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO NAS TOMADAS DE DECISÕES NA ESCOLA – CEEBJA CAMPO COMPRIDO
As situações em que nos sentimos incluídos na escola são aquelas que envolvem, praticamente, todas os indivíduos que fazem parte do dia a dia da escola como: diretores, educadores, educandos e funcionários, tais situações dependem do posicionamento na tomada de decisões para o bom desenvolvimento da escola.
INCLUÍDOS:
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Direito ao processo democrático para a escolha do diretor da escola;
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Plano de trabalho docente (PTD);
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Consultas para a melhoria do espaço físico da escola;
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Diálogo entre professores, gestores e funcionários;
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Confraternizações;
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Escolha do conselho escolar e APAF pelo colegiado.
Somos excluídos em situações em que outras instâncias decidem o que devemos fazer, não havendo, assim, uma participação democrática.
EXCLUÍDOS:
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Calendário escolar;
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Semana Pedagǵica e capacitações com temas impostos pela Secretaria de Educação, sem consultar os professores sobre o que seria relevante ser debatido;
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Provas para assumir a direção de uma escola;
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Na elaboração da Proposta Política Pedagógica (PPP);
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Na elaboração do Regimento Escolar.