SITUAÇÕES DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO NAS TOMADAS DE DECISÕES NA ESCOLA - CEEBJA CAMPO COMPRIDO

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SITUAÇÕES DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO NAS TOMADAS DE DECISÕES NA ESCOLA – CEEBJA CAMPO COMPRIDO

 

As situações em que nos sentimos incluídos na escola são aquelas que envolvem, praticamente, todas os indivíduos que fazem parte do dia a dia da escola como: diretores, educadores, educandos e funcionários, tais situações dependem do posicionamento na tomada de decisões para o bom desenvolvimento da escola.

 

INCLUÍDOS:

 

    • Direito ao processo democrático para a escolha do diretor da escola;

    • Plano de trabalho docente (PTD);

    • Consultas para a melhoria do espaço físico da escola;

    • Diálogo entre professores, gestores e funcionários;

    • Confraternizações;

    • Escolha do conselho escolar e APAF pelo colegiado.

 

 

Somos excluídos em situações em que outras instâncias decidem o que devemos fazer, não havendo, assim, uma participação democrática.

 

EXCLUÍDOS:

 

    • Calendário escolar;

    • Semana Pedagǵica e capacitações com temas impostos pela Secretaria de Educação, sem consultar os professores sobre o que seria relevante ser debatido;

    • Provas para assumir a direção de uma escola;

    • Na elaboração da Proposta Política Pedagógica (PPP);

    • Na elaboração do Regimento Escolar.