SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

Introdução
A água captada da chuva e armazenada pode ser usada para fins domésticos e industriais. Dá para regar jardins, lavar calçadas e carros, limpar a casa, usar na irrigação, na pecuária, no controle de temperatura de ambientes e até para beber. Aproveitar água da chuva ajuda a reduzir os efeitos das enchentes e é uma solução que não envolve gasto de energia e nem altos custos de implantação. Também não precisa de muita manutenção e diminui a dependência do sistema convencional de distribuição. Além disso, a água da chuva só precisa de um tratamento básico para ficar apropriada para o consumo. A falta de incentivo e o desconhecimento são os principais obstáculos no caminho dessa solução.

ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR / INVESTIGAÇÂO TEMÁTICA
Disciplina Abordagem
Arte Figuras geométricas no projeto.
Biologia Conceito de sustentabilidade.
Filosofia Questão social: saneamento básico.
Física Hidrodinâmica.
Educação Física Hábitos alimentares.
Geografia Água como fonte de energia renovável.
Inglês World Water Day Podcast.
Língua Portuguesa Elaboração textual sobre captação de água.
Matemática Construção de um pluviômetro.
Química Estação de Tratamento de água.

ESTUDO DA REALIDADE
Com a escassez de água no último ano na região da grande São Paulo, fez se a reflexão sobre a possibilidade da falta de água e pensou-se em meios alternativos de captação de água, como acontece na Região Nordeste por meio do sistema de cisternas que em período chuvoso faz-se o armazenamento de água para os períodos de seca.  Esse sistema foi montado no CEEBJA Dr. Luiz Losso Filho em Curitiba – Paraná, que possui um sistema de comodato com uma Escola Municipal, executora do projeto. Deste modo, deve-se analisar a condição de aproveitar a água das chuvas, com a criação de reservatórios para a sua captação e se esses reservatórios podem acumular uma quantidade de água que permita a sua utilização de forma prática na escola.