Sismédio - Linguagens

Reflexão e Ação p. 21 – Os sujeitos estudantes do Ensino Médio e os direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano na área de Linguagens.
Em conversa com seus alunos, levante cinco práticas de linguagem (interação/expressão) que estão presentes em suas vidas.
R: Jogar futebol, dançar, ler um jornal, assistir uma peça de teatro e dialogar numa roda de amigos.

Aponte como elas poderiam ser mobilizadas como atividades de ensino e aprendizagem, quais conhecimentos da área de linguagens estariam presentes e quais direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seriam contemplados.
R: Ao praticar o futebol pode-se levar em consideração o trabalho que será realizado em equipe, a importância do diálogo na elaboração das táticas de jogo, definir a função e importância de cada jogador em campo juntamente com a interação com os lances e táticas dos outros jogadores.
Em relação a dança, deverá informar qual a intenção/mensagem/informação ao ser transmitida para o público em relação aos movimentos corporais.
O leitor de um jornal se mantém atualizado em relação aos acontecimentos ocorridos em sua ou determinada região e com essas informações transmitidas pelo jornal é possível analisar como essa notícia chegou até aquele momento, no que ela interferiu no passado e o que ela pode causar no futuro.
Ao dialogar numa roda de colegas e/ou amigos é possível interagir todas as formas de linguagens anteriores podendo relacioná-las umas com as outras ou não. Ao relacionar, levantar as informações no que certa prática de linguagem pode interferir em outra forma.

 

Reflexão e Ação p. 31 – Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia na área de Linguagens
      REFLEXÃO E AÇÃO
- Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia na área de Linguagens

       Uma forma de mobilizar vários dos conceitos discutidos nesta unidade passa pela possibilidade de  planejar um trabalho interdisciplinar, em que linguagens e as diferentes dimensões do currículo: trabalho, cultura, ciência e tecnologia apareçam entrelaçados com um tema de interesse dos jovens de Ensino Médio. Entre tantos possíveis, um desses temas poderia ser estudar o que “faz a cabeça” das pessoas, particularmente dos jovens, em relação ao padrão corporal, o “ideal estético” a ser alcançado por homens e mulheres.
       Para desenvolver um trabalho nessa linha, uma possibilidade seria debruçar-se sobre uma revista ou outro artefato cultural consumido pelos jovens da sua escola, na qual o padrão corporal fique sempre em evidência. Dessa forma, para desenvolver essa atividade recomendamos que o grupo de professores escolha uma revista específica, preferencialmente, disponível em internet.
       Essa abordagem pode ser realizada em duas etapas. A primeira delas seria a da análise. Tomando como base os conhecimentos das diferentes disciplinas da área de Linguagens e de disciplinas de outras áreas, os estudantes seriam desafiados a analisar a revista em diversas perspectivas, passando tanto pelo conteúdo, como pela identificação dos gêneros textuais predominantes, os efeitos de sentidos procurados, o  uso das imagens, o desenho, organização etc.
       Professores, tomando como referência essa proposta de trabalho interdisciplinar, perguntamos: Qual seriam, em sua perspectiva, os conhecimentos mais “valiosos” que o seu componente curricular poderia aportar para a análise? Qual é a relação desses conhecimentos com as dimensões trabalho, cultura, ciência e tecnologia discutidas nesta unidade?
       Na segunda etapa do trabalho, haveria a possibilidade de mobilizar os estudantes para a produção de  uma revista (ou artefato similar) para tratar do tema padrão corporal a partir de um ponto de vista diferente daquele defendido e difundido pela revista analisada. Nesse contexto a pergunta é: Professores, na perspectiva de seu componente curricular, que conhecimentos são necessários para potencializar a “produção” da revista pelos alunos, tanto no que se refere ao conteúdo como a sua forma considerando o público para o
qual ela é direcionada?
       Agora, tendo respondido as questões referentes às duas etapas dessa atividade pedagógica pediríamos  que você, professor e professora, discutisse com os colegas sobre as possibilidades oferecidas por projetos como este para o trabalho com os estudantes, assim como para o desenvolvimento de práticas de ensino interdisciplinares.
R: Um grande desafio para os docentes é abrir instigar os alunos através da leitura de diferentes tipos de materiais como revistas, jornais, artigos e etc, pois para a a maioria é algo de pouco interesse, mas com comprometimento tanto dos professores quanto dos alunos é possível romper esse paradigma e aplicar isso no contexto escolar. Poderia o professor escolher uma revista de cunho de ciência voltada a juventude através de pesquisas atuais, como por exemplo a SuperInteressante e a Galileu. A matéria escolhida poderia ser algo relacionado a alimentação e a prática de atividades físicas que poderia relacionar conceitos de química (identificação das substâncias presentes em determinados tipos de alimentos saudáveis e não-saudaveis), física e matemática (cálculo da quantidade de energia ingerida e quanto tempo levaria para ser gastas essas calorias ingeridas), educação física (quais os tipos de atividades físicas podem ser realizadas de acordo com o organismo de cada pessoa), arte (relacionar a prática desse esporte e retratar através de imagens, fotografias, pinturas, desenhos ou vídeos), sociologia (no que aquela atividade física interfere no comportamento da pessoa e em seu convívio com os demais), filosofia e história (desenvolvimento e organização das Olimpíadas na Grécia Antiga), língua portuguesa (representar através de uma redação as expectativas e as experiências realizadas com a leitura do artigo no jornal e um relato com a prática do artigo, identificação dos gêneros textuais do artigo), geografia (regionalidade de cada atividade e/ou esporte praticado) e etc. Para a realização desta atividade envolveria então várias disciplinas das mais diversas áreas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e suas tecnologias) e contaria com a utilização de alguns recursos tecnológicos para tal prática, como por exemplo, máquina fotográfica, celular, calculadora, computador, projetor e etc. Ao final, produziria um jornal como material físico retratando como as experiências na parte teórica (da revista) e da parte prática interferem no contexto escolar e no cotidiano desses alunos e ao final seria realizada a apresentação desse jornal físico na forma de jornal televisivo, contando com bancada, material de apoio, etc. para poder retratar de diferentes formas o trabalho realizado.Sismédio