SÍNTESES DAS REFLEXÕES DO CADERNO 4

COLÉGIO ESTADUAL ANTONIO CARLOS GOMES      TERRA ROXA    PARANÁ

ORIENTADORA DE ESTUDOS: CÉLIA BARBOSA VILELA

TEMÁTICA 04

O filme “Ponto de Mutação” nos mostra claramente a ideia da concepção do inter-relacionamento global de todos os seres que compõem os reinos animal, vegetal e mineral, em que todas as partículas que formam tudo o que conhecemos estão intrinsicamente conectadas e que, no entanto, cada uma desempenha uma função específica. Nada que compõe o universo conhecido está solto.
Isso nos leva a pensar sobre a relevância da mediação dos conhecimentos diante de todas as descobertas que nos são impostas e que modificam nosso modo de agir na sociedade, que é parte de uma nação, que é parte de um continente, e tudo está interligado a um sistema maior, que é a humanidade. Sabemos que o processo de ensino-aprendizagem contextualizado é um importante meio de estimular a curiosidade e a aprendizagem do educando, fazendo com que este tenha compreensão da realidade num processo de desconstrução de conceitos e reconstrução ou apropriação de outros. Além disso, as Diretrizes Curriculares solicitam, de nós  professores, o engajamento na contínua reflexão sobre este documento, para que nossa participação crítica, constante e transformadora efetive, realmente, um currículo dinâmico e democrático nas escolas.
Temos clareza da necessidade de superar a fragmentação do saber, desenvolvendo a capacidade de perceber o mundo na sua totalidade, todavia exigir esta postura somente do professor do ensino básico é um tanto quanto utópico. Para que a Interdisciplinaridade seja uma realidade é indispensável alterar a grade curricular no ensino superior, pois se nós professores recebemos uma formação acadêmica fragmentada, como ensinaremos de forma articulada?
É necessário, ainda, estar atento à possibilidade de ao tentar implantarmos um currículo integrado, este se torne repetitivo, voltando ao ensino por temática, uma prática já em desuso em algumas disciplinas. Sem citar, que na perspectiva da integralização, pode-se perder a especificidade de cada área do conhecimento, e pergunto então, isso não seria, de certa forma, prejudicial, proporcionando lacunas na formação do indivíduo?
Todo o discurso do filme È uma realidade ainda hoje. As pessoas estão acostumadas com a modernidade, com o neo-liberalismo, com o conforto e mergulhadas nos seus sentimentos nacionalistas. Recebem tudo pronto em suas mentes e mal podem pensar que todas as coisas criadas pelo homem podem e devem ser moldadas. Até a natureza parece agir baseada na lógica. Precisamos pensar com maior relatividade a mediação do conhecimento diante de todas as descobertas que nos são impostas e modificam nosso modo de agir na sociedade, parte de uma nação parte de um continente, interligado a um sistema maior, toda a humanidade.                                                                                      

O encontro de três pessoas promove uma grande discussão em torno da vida, das condições físicas da Terra e da ecologia, das relações entre os homens de todo planeta e da mediação do conhecimento na sociedade.
A integração pode ocorrer desde que haja uma conscientização que professores atende as necessidades da clientela escolar, pois a formação  deve ir além dos seus saberes não só dentro de sua disciplina, o conhecimento é fragmentado, o fato que o aluno recebe vários saberes, não absorvem os conteúdos na sua totalidade, pois é utópico dizer que a integração dos conteúdos e construir um currículo integrador para minimizar esta fragmentação. 
Se o encontro das três pessoas surtiu reações adversas e receptoras entre ambas, os encontros entre professores para a discussão de ensino interdisciplinar também resultará em reações/ações. Quando se considera o ponto de vista, de acordo com a linha de pensamento, sob o aspecto de outra disciplina, o indivíduo "abre" sua mente. Como disse Albert Einstein "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original".
O problema da juventude estudantil nos dias atuais perpassa por um longo processo histórico CULTURAL . Existe um grande desafio dentro dos espaços escolares de entender a você jovem, no que diz respeito a tudo o que você pensa, seus relacionamentos, o que você vive, como vive, o que você ouve, seus gostos, amizades, enfim tudo inerente a você , a indisciplina, a falta de compromisso, a falta de perspectiva, a desmotivação que perpassa por todo ambiente escolar.