Síntese e Reflexão do Caderno IV
Síntese e Reflexão do Caderno IV pelo Grupo de Professores do Colégio Estadual Porto Seguro – Paranaguá/PR
Orientador de Estudo: João B. Melo Junior.
Professores (as):
Andreza de Fatima Soares Alves;
Clarise Teresinha Zanini;
Cristina B. Casco de Menezes;
Debora Regina Machado Braga;
Edson Gomes Ferreira;
Francine Silvério;
Helen Cunha Barcelos;
Jason Nunes de Melo;
Leocilena D. dos Santos da Silva;
Neli Bertussi Silva;
Paula Regina Geraldo;
Sergio Renato Diniz;
Valdecir Ramos Santos;
Vanderlei Jose Mariotto;
Vanilda Ribeiro de Campos.
O Caderno 4 apresenta de uma forma mais aprofundada o que já é conhecido entre os professores como INTERDISCIPLINARIDADE, organizada em quatro momentos distintos:
1. O que são as Áreas de Conhecimento e qual sua relação com o Curriculo.
As novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) apresentam a organização do currículo por Áreas de Conhecimento de acordo com os propósitos do Ensino Médio: LINGUAGENS, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS DA NATUREZA e CIÊNCIAS HUMANAS. O foco então está em relacionar "particularidade e totalidade na perspectiva do ensino." A partir de um "OBJETO" comum, as Áreas de Conhecimento passam a se relacionar formando um conjunto de conhecimentos interligados, mas cada um com sua Especificidade.
2. O Ensino Integrado: Trabalho, Ciência, Tecnologia e Cultura.
Como as novas DCNEM primam pela formação integral dos educandos, nessa etapa o trabalho é voltado para o Currículo o qual deve "integrar no seu desenvolvimento as dimensões da própria vida social, sintetizadas no TRABALHO, na CIÊNCIA, na TECNOLOGIA e na CULTURA. Essas dimensões deverão funcionar "como Eixo Integrador entre os conhecimentos de distintas naturezas."
3. Caminhos para a Aproximação do Conhecimento das Diferentes Áreas: O Trabalho como Princípio Educativo e a Pesquisa como Princípio Pedagógico.
É sabido que "ao transformar a realidade e a si mesmo pelo Trabalho, o ser humano produz também conhecimento, tecnologia, cultura." Nesse sentido, o ser humano acaba sendo o produtor de sua realidade, transformando e se apropriando dela. Por outro lado, fica claro também que o conceito de TRABALHO aqui abordado nada tem a ver com a ideia de formar o aluno para o mercado de trabalho.
Para colocar em prática o princípio do Ensino Integrado, esse tópico procura orientar "a seleção e o ordenamento dos conteúdos de ensino." A sugestão apresentada é que os professores apresentem temas ou questões problemáticas com uma visão crítica ou inquiridora no âmbito atual, mas fundamentados nas suas áreas pertinentes, deve-se também partir dos conhecimentos e fatos atuais para percorrer a Historicidade do assunto abordado, chegando então em suas origens no passado.
Dentre os professores há uma prática muito comum de se elaborar os planos de estudo com um parâmetro cronológico do passado para o presente, com análise de fatos, fenômenos, conceitos e teorias, mas esse senquenciamento normalmente não permite a abordagem dos fatos mais contemporâneos, pois em muitos casos a quantidade de conteúdo previsto para trabalhar transpassa o período letivo, ou seja, os alunos ficam sem acesso aos temas atuais no contexto escolar e que fazem parte do seu dia a dia.
Cada Área de Conhecimento terá seu papel conforme o foco dos saberes a serem abordados, porém de forma articulada, pois assim os conceitos podem ser "relacionados não só Interdisciplinarmente, mas também no interior de cada disciplina." O CURRÍCULO INTEGRADO requer a problematização de temas que promovam múltiplas perspectivas para que então haja uma abordagem metodológica que proporcione a apreensão dos temas por completo. A Interdisciplinaridade passa a ter um papel fundamental no processo de contextualização, pois é na contextualização que os alunos podem realizar uma análise da realidade social com base no conhecimento sistematizado.
Outra sugestão-abordagem do Caderno 4 é a proposta da pesquisa como princípio pedagógico. O que se almeja é a construção da autonomia intelectual do aluno e a formação de pessoas para produzirem novos conhecimentos, compreendendo e transformando o mundo no qual vivem.
4. O Projeto Curricular e a Relação entre os Sujeitos e desses com suas Práticas.
A elaboração de um projeto que de fato envolva a identidade da escola deve abranger elementos facilitadores e eixos ético-políticos que estejam comprometidos também com as "possibilidades de intervenção e melhoria da realidade social, econômica e cultural da região." Com isso em conta, a escola precisa "se organizar para investigar problemas e tendências econômico-sociais e culturais característicos da região," enfatizando as questões que são realmente relevantes para essa comunidade e que despertem a motivação dos alunos diante dos projetos apresentados.
Eis que o desafio passa então a ultrapassar os limites da escola em busca de outros espaços que possibilitem manifestações culturais, com a mobilização dos alunos e também com "a possibilidade de se dinamizar o processo de ensino-aprendizagem". Dessa forma, o caderno 4 propõe "a organização dos planos de estudo de forma interdisciplinar e contextualizada" entre todas as AREAS DE CONHECIMENTO e seus respectivos COMPONENTES CURRICULARES.
De acordo com esse caderno "a escola deve se assumir como parte de um todo social, estabelecendo possibilidades para a construção de um projeto educativo conjunto." Para esse projeto ter sucesso, o mesmo deve ser planejado em conjunto entre os professores dos diferentes COMPONENTES CURRICULARES, pois a PROBLEMATIZAÇÃO sugerida gera confronto entre CONHECIMENTO CIENTÍFICO e os problemas enfrentados pela sociedade, o que torna impossível trabalhar os diferentes componentes curriculares de forma isolada.
Para que o ensino ou Currículo Integrado se desenvolva de modo satisfatório, o caderno 4 sugere ainda o método da PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA (SAVIANI, 2005), através das seguintes etapas: "a) Prática Social - (comum a professores e alunos)", pois ambos são agentes sociais apesar de apresentarem níveis diferentes de conhecimento e experiência; "b) Problematização - (identificação dos principais problemas da prática social)" com pesquisa sobre quais "questões precisam ser resolvidas [...] e quais conhecimentos são necessários dominar." O modelo apresentado na atividade 3 é de grande valia para essa etapa; c) Instrumentalização - Transmissão dos instrumentos teóricos e práticos que é feita pelo professor de forma direta ou indireta, para a solução dos problemas identificados na etapa da Prática Social; d) Catarse - Transformação social através dos instrumentos culturais; e) Prática Social.
Independente de qual método for utilizado para o encaminhamento metodológico de propostas numa perspectiva interdisciplinar, o Caráter Transformador deverá estar sempre presente em qualquer tipo de conhecimento que fará parte então do Conhecimento Escolar.
Reflexão Final
Após os estudos e debates empreendidos sobre o Caderno 4 entre os Professores participantes do Pacto pelo Ensino Médio, foi possível levantar algumas questões que precisam de maior atenção. A primeira refere-se a elaboração do Currículo Integrado, pois há a possibilidade do tema a ser problematizado não ter alcance ou vínculo com todos os Componentes Curriculares. Outro fator importante está relacionado ao tempo necessário para a elaboração desse projeto INTERDISCIPLINAR, uma vez que é imprescindível que todos os profissionais envolvidos tenham tempo suficiente para em conjunto elaborarem as propostas e o cronograma de atividades. Em se tratando de um CURRÍCULO-INTEGRADO, deve ser pensado para todo um ano letivo, logo, o projeto deve ser delineado ao final do ano anterior, antes das férias. E para que o Projeto Curricular seja aplicado na sua plenitude e de forma satisfatória, as escolas deverão ser adequadas de verdade em toda a sua infra-estrutura com recursos tanto no âmbito material como pedagógico.
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