Síntese do Caderni I

Discussão referente ao 1º Caderno
Com base na leitura do Caderno I – Ensino Médio e Formação Humana Integral,  outros documentos e os citados neste caderno, percebemos que em nossa história de educação existiram dois modelos, um para o “povo” e outro para as elites. O ensino secundário sempre seletivo, tanto socialmente (alunos de classe social alta), pedagogicamente e profissionalmente._Silva, 1961, p80.
E assim, no Brasil num todo, mesmo quando, cada Província e o município da Corte tinham a liberdade de regulamentar sobre o ensino.
Houve mudanças. A criação do Colégio Pedro II, modelo por excelência, na República a criação do primeiro Ministério da Educação, a separação entre igreja e estado, no Estado Novo (1936) o Ministério da Justiça passou a supervisionar a educação, mesmo a proposta do Manifesto Educacional, as diretrizes  após o Golpe de 1937, a Lei Orgânica  (Gestão Gustavo Capanema) e de pois as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 4024/61 e 5692/71 não tiveram modelos próprios, sempre com interferências de modelos de países  europeus e de outros países, ora enfatizando mais o ensino profissional, ora menos, dependendo sempre dos mandos do poder, do capitalismo, consumismo e globalização.
Com a redemocratização (Constituição, 1988) e com a nova Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional nº 9394/96 conseguimos visualizar uma pequenina chama que ora “acende, ora apaga” para os rumos da nossa educação, não dispensando o acompanhamento de organismos internacionais que continuam a orientar as reformas na educação em termos organizacionais e pedagógicos. O que não nos exime de reflexões profundas e de posições firmes, frente aos desafios, ao analisarmos os indicadores que apresentam baixo rendimento e grande evasão nas matriculados no Ensino Médio, sendo um dos principais motivos, a necessidade de ingressar no mercado de trabalho.
Urgem melhores políticas públicas, novas propostas, revisão de currículo, Projeto Político Pedagógico com especificidades de cada escola para garantir melhorias no Ensino Médio, quanto ao ingresso, permanência e conclusão, num ensino de qualidade que prime pela cultura, conhecimento científico e consciência social.
                         CEEBJA de Capanema - Paraná