O Ensino Médio para os que vivem do trabalho: construindo uma nova concepção.
A proposta da Escola Universalizada, parte do princípio da elaboração de um Projeto Pedagógico que adote o pragmatismo de cada comunidade escolar levando em consideração suas peculiaridades. Essa finalidade tem como objetivo obter um ensino público que se comprometa com a educação do jovem trabalhador e excluído.
Dessa forma, se faz necessário apoiar-se em estudos que direcione para a realidade desses estudantes. Nesse intuito, o artigo 35 da LDB ressalta uma educação voltada à práxis humana na qual o indivíduo é levado a transformar-se a si, a comunidade social e a natureza que o cerca.
Partindo destas perspectivas, o sistema de educação deverá levar em consideração a realidade regional e observar os recursos disponíveis para cada clientela. Possibilitando assim, que o jovem, que concluir o Ensino Médio, esteja condicionado à vida social e a sua inserção ao mercado de trabalho.
Deve, portanto, haver articulações entre todas as disciplinas, uma vez que, se faz necessário utilizar-se de conhecimentos científicos pragmáticos. Tais conhecimentos devem abranger não somente o jovem do Ensino Médio, mas também o estudante do Ensino Fundamental, para que este e aquele tenham condições de angariar uma postura crítica e ética em relação à sociedade em geral . Dessa forma, acredita-se que seja possível a concretização de uma educação tecnológica de qualidade.
Elaborado por: Elisangela Apolinari, Genésio Freiberg, Lucianne Ebert, Lucimara Ricardini, Maraíza Pereira, Marcia Bezerra, Marcia Lidiane Pedroso e Sonimara Ochiliski - Colégio Beatriz Faria Ansay.