Síntese Caderno I Etapa II - Pacto 2015, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DO ENSINO MÉDIO

PACTO – 2015
Reflexão – Caderno I – ETAPA II
Grupo Participante: C. E. Dr. João Cândido Ferreira – Toledo Pr.
Orientadora de Estudos – Marcia Regina Refosco
Professoras: Aparecida Martins da Silva;
Celimar Maria Trentin;
Ester Teresinha Bruxel Queiroz;
Isabel Cristina Malfato;
Luzmere Aparecida Carvalho;
Ivete Carmen Piffer
e
Nivia Martins Berti.

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DO ENSINO MÉDIO
A diversidade e a pluralidade constituem sim, um desafio na organização do trabalho pedagógico escolar, uma vez que temos um currículo engessado, pré-determinado que não possibilite que o estudante seja olhado na sua individualidade, embora garantido em  lei, porém o direito ainda não se efetiva em sua totalidade. Outro problema apresentado é a rotatividade de professores, ou seja, o professor não chega a conhecer a realidade. Essa situação é ruim para toda comunidade escolar.
Certamente a pluralidade e a diversidade podem e devem ser uma mola propulsora na organização do trabalho pedagógico. Isto acontecerá no momento em que os professores, coordenação e direção apropriarem-se da história local da escola e compreendê-la e assim ensinar os estudantes a partir da realidade destes. Sem a enculturação necessária é impossível processo de ensino-aprendizagem com sucesso. A educação deixou de ser um sonho para nossos estudantes, esta é vista como obrigatoriedade.
As principais características da pluralidade e diversidade dos sujeitos devem ser contempladas no PPP a partir da definição do papel, atribuições, direitos, deveres, proibições de cada um. Essas características serão respeitadas e efetivadas no momento em que os participantes dos órgãos colegiados sejam atores e autores do processo escolar que se dá por meio do PPP. Esse processo só se dará na medida em que todos conheçam o Regimento Interno e o Projeto Político Pedagógico.
Para que haja uma relação democrática é essencial que os estudantes conheçam os documentos que norteiam a escola, para que assim os sujeitos (estudantes) estejam empoderados e discutiam amplamente a democracia.
As manifestações dos estudantes e professores percebidas por nós acerca da dualidade estrutural do Ensino Médio, é que na Educação Profissional, temos um público que se prepara para o mercado de trabalho, logo, o mercado de trabalho aceita essa demanda, uma vez que o investimento nesse funcionário é menor do que aquele que tem Ensino Superior. A dualidade também se dá pela situação econômica. Não podemos descartar o olhar e a influência dos professores sobre estes, ou seja, o professor enquadra os estudantes nessa dualidade de acordo com aquilo que eles apresentam (inclusive os aspectos econômicos, sociais, etc.).
A Formação Continuada é com certeza um espaço de debate e de aproveitamento das experiências docentes, porém, isso não se efetiva por vários motivos:
• Formação inadequada;
• Falta de tempo para partilhar as experiências;
• Egoísmo (não partilhar as experiências que dão certo);
• Teorias propostas fora da realidade escolar local;
• Falta de sequência na Formação (Mudanças governamentais).

A oportunidade de participação na elaboração do PPP deve estar acessível a todos, o que se percebe é a cultura de que “eu não preciso participar / o que o outro fizer está bom”. Percebe-se que a maioria do coletivo escolar desconhece a existência e as atribuições que constam nos documentos e órgãos colegiados que norteiam o trabalho escolar. Outra ideia é de que o aluno vem para escola por que é exigência legal, então aproveito para transformar este espaço de convivência em diversão com os amigos.
Diante disso, faz-se necessário estimular os alunos a participar de ações/atividades escolares sob o argumento de que elas influenciam diretamente no seu cotidiano, na sua aprendizagem e na organização do espaço escolar. No entanto, para que isso ocorra, ele precisa conhecer os documentos norteadores da escola e participe das atividades propostas. Sendo assim, algumas ações podem ser realizadas pela escola como: promover a leitura do PPP que está disponível no site da escola; incentivar a participação no grêmio estudantil, no conselho escolar e demais atividades promovidas pela escola.
O Regimento Escolar, o Projeto Político Pedagógico, a Proposta Pedagógica Curricular e o Plano de Trabalho Docente são documentos que estão disponíveis no site da escola e com a equipe pedagógica.
Outras ações como incentivo à participação nas instâncias colegiadas, palestras para pais e alunos e pesquisa através de questionários. Além disso, a escola possui uma Equipe Multidisciplinar que organiza atividades com o envolvimento dos alunos e professores considerando as questões da diversidade e pluralidade.
Cada segmento pode mudar essa situação sendo ouvido e convocado a participar da organização das atividades escolares. A falta de participação deve ser combatida, pois o conhecimento se adquire lendo e debatendo.
Síntese da unidade do Caderno 1:
PROBLEMA
(O que precisa ser mudado) IMPACTOS NEGATIVOS
(Do problema) AÇÕES
(Para resolver o problema)
1. Planejamento/ metodologia Aula pouco produtiva Planejar conhecendo melhor o aluno e a comunidade em que ele está inserido.
2. Conteúdos / interdisciplinaridade Falta de compreensão do todo. Desenvolver um planejamento coletivo em que sejam consideradas as áreas do conhecimento.
3. Teoria/ prática Falta de: materiais, estrutura física, manutenção dos equipamentos, disponibilidade de pessoal (técnico de laboratório);
Realizar atividades envolvendo teoria e prática.

4. Motivação Evasão e reprovação Conhecer a realidade do aluno e realizar atividades que promovam a valorização dos seus conhecimentos e a necessidade de novos a serem adquiridos.
5. Avaliação Não se avalia o todo Avaliar o processo de aprendizagem do aluno considerando que ela possui elementos que possibilitam conhecer as dificuldades/facilidades dos alunos e elementos para o professor reorganizar o seu trabalho.
6. Excesso de alunos em sala Baixo rendimento Adequação do espaço ao número de alunos e de acordo com a legislação.
7. Inclusão Falta de material humano para acompanhamento, incluindo profissional especializado e recursos. Avaliar e rever a matrícula destes alunos em escola regular

No Conselho de Classe percebemos que os principais problemas levantados foram: baixo rendimento falta de motivação e de expectativas em relação aos estudos; indisciplina; ausência da família na escola; desencontro de informações, carga horária excessiva e rotatividade de professores.
Os encaminhamentos propostos foram:
• Baixo desempenho: realizar um planejamento que busque envolver mais o educando levando-o a criar novas expectativas em relação aos estudos; Realizar uma avaliação diagnóstica em que se possam perceber as razões do baixo rendimento do aluno e tomar as medidas cabíveis em cada caso (ex. encaminhar para sala de apoio, multifuncional, altas habilidades, conversa com o aluno, com os pais dos alunos, entre outras).
• Indisciplina: Desenvolver atividades em que o aluno conheça as normas de funcionamento da sala de aula (e da escola); Realizar encaminhamentos específicos (conversa com pais e alunos, entre outras); Atividades com os professores para que todos falem a mesma linguagem, sejam firmes sem ser autoritários (autoridade/autoritário).
• Ausência da família na escola: Desenvolver atividades que busquem trazer a família na escola,  envolve-os nas atividades escolares e na participação nas instâncias colegiadas como APMF e Conselho Escolar.
• Desencontro de informações: Buscar mecanismos e recursos que promova a melhoria da comunicação na escola.
• Carga horária: Diminuir a carga horária para o máximo 3h30min.
• Rotatividade de Professores: Implantar uma Política que possibilite a fixação do professor na escola.

A diferença entre queixa e problema:
Queixa: não interfere no processo ensino e aprendizagem; é individual.
Problema: interfere no processo ensino e aprendizagem, direta ou indiretamente; envolve o grupo.

As questões de ensino e aprendizagem que foram tratadas no Conselho:
• Formas de avaliação.
• Dificuldades de aprendizagem.
• Indisciplina.
• Rendimento da turma.

Sugestões propostas:
• Encaminhamentos para apoio pedagógico para casos que foram identificados;
• Reunião com os pais de turmas;
• Conversas com as turmas sobre o seu desempenho;
• Conversas individuais com os alunos que apresentaram situações mais críticas (baixas notas, indisciplina, entre outros);
• Convocação dos pais dos estudantes cuja situação foi considerada muito preocupante.

Práticas de gestão democrática identificada no Conselho:
• Preocupação em conhecer o aluno e identificar suas potencialidades e dificuldades.
• Respeito à autonomia do professor.

Mudanças proposta para a realização do Conselho de Classe:
Adotar um link onde o professor realiza um pré- conselho. Desta forma, é possível, no dia do Conselho de Classe, obter informações de cada aluno, em relação ao seu desempenho e atitudes/postura em sala de aula. Com isso, na data do conselho, são discutidas as ações necessárias para melhorar o desempenho escolar e as condições de ensino-aprendizagem.