"On ne naît pas femme, on le devient " Simone de Beauvoir. A professora de francês, Profa Maria Helena, que participa de nossa comunidade, nos brindou com sua reflexão sobre esta frase e sibre este tema:
Quando Simone de Beauvoir escreveu esta citação inserida no livro Le Deuxième Sexe de 1949 ela quis dizer que os bebés sejam eles meninos ou meninas nascem com os mesmos potenciais: físicos, cognitivos, intelectuais, mentais. Mas que, no decorrer do crescimento, será inculcado na menina que ela nasceu para agradar e servir aos interesses dos homens e então, a sociedade patriarcal e machista vai obrigá-la a anular-se e tornar-se " mulher" com toda a carga negativa que essa palavra tem: sexo, frágil, segundo sexo, ser inferior, anular os seus desejos e aspirações de realizações mil, qualquer que seja a área.
Ou seja: Não ser sujeito (dona do seu destino) e tornar-se objeto (para servir ao destino e às realizações dos homens). A sociedade as obrigou a apagarem-se donc à devenir femmes, anuladas dentro do contexto da sociedade vigente!
A sociedade evoluiu e as mulheres através de muitas lutas conseguiram recuperar um pouco do espaço que lhes foi dado à nascença, mas muito tem ainda que ser feito ainda frente à desigualdade de oportunidades, desigualdade de salários, violências de todas as espécies e em diferentes ambientes (doméstico, profissional, carcerário, na rua, nos transportes, etc). Que um dia esta citação, ainda verdadeira no contexto social e mundial de hoje, possa se tornar: nascemos homens e mulheres com todas as potencialidades e virtudes inerentes ao ser humano e somos iguais em todas as circunstâncias de vida. - Maria Helena
Bravo Maria Helena! Vous avez tout à fait raision. Que nos étudiants en FLE puissent lire l'oeuvre de Simone de Beauvoir en français!