Sequência didática: Alimentação Saudável

Colégio Estadual Dídio Augusto de Camargo Viana- Ensino Fund. e Médio
Caderno Il – Atividade Coletiva
Grupo:
Professora Alessandra Griguç
Professora Enedir Vesentin
Professora Lucidalva Pereira do Nascimento
Professor Luiz Carlos  Dantas Marinho
Professora Maria Marta de Jesus de Souza
Professora Rosana Constantino Bekendorf
Professora Rosane Gouveia da Silva
Professora Rosemeri de Andrade da Silva
Orientadora: Elaine Teixeira Ifanger
Pacto pelo Ensino Médio

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Alimentação Saudável

Propor a discussão de hábitos alimentares no ambiente escolar de forma ampla e abrangente é desafiador e exige o empenho de todas as disciplinas simultaneamente, provocando assim uma reflexão mais aprofundada no aluno.
Neste sentido, Língua Portuguesa poderia apresentar a leitura e análise de receitas saudáveis, enquanto Matemática ensinaria os docentes a calcularem o seu índice de massa corporal.
Na área de Educação Física, se reforçaria a importância de movimentar-se, através de exercícios específicos para cada objetivo a ser alcançado. Ao mesmo tempo, Biologia entraria na questão das doenças causadas por conta do excesso de peso.
No campo das Artes, se proporia a construção da pirâmide alimentar ilustrada, para futura exposição. Nas turmas de Inglês, estaria se comparando os hábitos alimentares Americanos e Brasileiros, bem como os índices de obesidade nos dois países. Para auxiliar nesse processo, Geografia localizaria os países e convidaria seus alunos a pesquisar as regiões onde há o maior número de obesos nestas localidades.
Objetivo(s)
• Compreender a importância de uma alimentação saudável e as doenças decorrentes de uma alimentação desequilibrada.
• Desenvolver a capacidade de avaliar a sua própria alimentação e perceber se é saudável ou não.
• Montar cardápios saudáveis com alimentos possíveis no seu cotidiano.
Conteúdo(s)
• Nutrição
• Saúde

Ano(s)

Tempo estimado
Três aulas
Material necessário
• Cópia de textos com reportagens sobre o assunto.
• Vídeo sobre alimentação saudável
Desenvolvimento
1ª etapa
Introdução
Peça aos alunos que montem cardápios com as suas alimentações na última semana.
2ª etapa
Apresentar os textos e vídeo sobre alimentação. A turma deve ler os textos e assistir o vídeo. Depois serão questionados sobre o que é uma alimentação saudável.
Para embasar a discussão, mostre à classe o estudo das pirâmides alimentares - esquemas gráficos em que são apresentados os diferentes tipos de alimentos e as proporções que devem ser ingeridas para que a pessoa tenha uma alimentação saudável.
É bem provável que surjam na sala de aula discussões a respeito de obesidade, bulimia e anorexia. Aproveite a oportunidade de conversar com a turma sobre esses importantes e perigosos distúrbios.
Conte aos alunos que a obesidade já é considerada uma epidemia mundial - o que desmente a ideia de que ela é um mal exclusivo de países ricos, em que se come muito. Diga à moçada que, na realidade, quem mais sofre com os problemas de obesidade são os menos favorecidos. Em geral, os alimentos mais baratos são muito calóricos (salgadinhos, refrigerantes, doces etc.) e suas calorias provêm de fontes de baixa qualidade.
Já a bulimia e a anorexia são distúrbios predominantemente femininos e relacionados, segundo muitos especialistas, aos padrões de beleza atuais. Discuta com a classe como as exigências para que as meninas sejam magérrimas fazem com que o controle do peso vire uma obsessão.
3ª etapa
Peça que os alunos retomem os cardápios criados na primeira aula e complementem-nos com as informações obtidas ao longo das aulas.
Levar a turma para pesquisar no laboratório de informática e refinar os cardápios.
Fazer plenária para que cada grupo exponha sua proposta de alimentação Discuta as ideias e, com base nelas, crie coletivamente um cardápio saudável e possível, com produtos locais, atentando para a época do ano em que são produzidos, levando em conta o gosto e as tradições de cada região.

Avaliação
Análise dos cardápios construídos na primeira aula e num segundo momento, a participação ativa dos alunos em sala e o quanto cada um colaborou com a discussão sobre o tema.
Nota pelo cardápio saudável e possível que foi elaborado pela turma.
E, para finalizar o projeto, uma exposição para além dos muros da Escola, abrindo seus portões para acolher a comunidade e compartilhar o conhecimento adquirido.