Sequência Didática

GRUPO:  Ruth Verli Braga (Biologia)

                Mailsa Mariano dos Santos (Matemática)
                Diolene Aplew (Matemática)
                 Alan Willian Campos de Oliveira (Geografia)
                 Deuzinete Felix Rodrigues (Filosifia)

1. SEQUÊNCIA DIDÁTICA
O presente trabalho terá como tema a obesidade, e o intuito é fazer o aluno refletir sobre a importância de uma boa alimentação, e não só isso, mas suscitar a criticidade a partir dos diferentes pontos de vistas das várias disciplinas que compõem o currículo do Ensino Médio.
Para embasar o assunto, buscou-se apoio nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Brasil, 1999) as propostas curriculares necessárias e no volume do Tema Transversal Saúde, dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (Brasil, 1998). Esse tema visa: “Levar o adolescente ao desenvolvimento de hábitos saudáveis quanto à higiene pessoal, alimentação, prática desportiva, ao trabalho e ao lazer, permitindo-lhes a sua utilização imediata no sentido de preservar a saúde pessoal e a dos outros". Sendo assim, a proposta é trabalhar o tema apresentado de forma interdisciplinar, contemplando as quatro disciplinas (Geografia, Matemática, Biologia e Filosofia) do Ensino Médio e desta forma proporcionar ao aluno uma visão abrangente do assunto.

 

2. OBJETIVO

   Este trabalho tem por objetivo levar alunos do Ensino Médio a um processo de educação alimentar, a partir da reflexão do tema Obesidade, utilizando como metodologia pedagógica o uso de projeto interdisciplinar.
OBJETIVO:
Biologia
Entender o funcionamento do sistema digestório.
Valorizar as formas e hábitos para manter a saúde do organismo.

Matemática
Resolver situações-problema envolvendo o cálculo de equações.
Interpretar dados e informações estatísticas expressas em tabelas e/ou gráficos.
Organizar e transcrever dados e informações estatísticas em linguagem tabular e/ou gráfica.

Geografia
Propor aos alunos uma reflexão sobre a mudança dos nossos hábitos alimentares devido                                                                                      ao desenvolvimento social e econômico no território.

Filosofia
Refletir sobre o estudo da Ética em sala de aula, identificando a compreensão de acordo com o assunto I M C, que os professores têm acerca do tema, sua relevância e possíveis dificuldades de falar sobre este assunto.
Fomentar o debate sobre a visita ao parque, identificando o público alvo da reflexão
Possibilitar aos professores de Filosofia e alunos, momentos de reflexão, troca de ideias e de experiências sobre o tema.

 

3. METODOLOGIA

   O projeto será trabalhado com uma turma de alunos do Ensino Médio. Deverá ter um período de, aproximadamente, duração de duas semanas, sendo trabalhado em quatro das disciplinas do currículo do Ensino Médio. As atividades a serem realizadas serão apresentadas separadamente, de acordo com o número de aulas de cada disciplina.

3.1 Biologia–2aulas
1ª aula – Fazer uma retomada do conteúdo “Sistema Digestório”, enfatizando o processamento dos alimentos pelo corpo.
2ª aula – Apresentar a pirâmide alimentar e as propriedades dos alimentos, e pedir que façam uma relação dos principais alimentos presentes na sua rotina alimentar.

 

3.2 Matemática–2aulas

1ª aula – A partir das apresentações já feitas nas outras disciplinas, trabalhar o cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC).
2ª aula – Trabalhar o cálculo da porcentagem de gordura no corpo.

   Antes do cálculo, sugere-se fazer alguns questionamentos aos alunos: Vocês já ouviram falar no IMC? Para que serve o IMC? Alguém saberia dizer de que forma encontramos nosso IMC? O IMC é calculado dividindo-se a massa, em quilograma, pelo quadrado da altura, em metros, ou seja, pelo modelo matemático:
IMC = 

   Para iniciar as discussões, na primeira aula, propõe-se uma atividade para introduzir o conceito matemático, e para tal, divida a sala em grupos e peça que cada aluno meça a sua altura, em metros e a sua massa (peso), em quilograma, registrando os dados em uma tabela que conste: nome do aluno, a medida da altura, e a medida da massa (peso).
    Realizadas as medições indicadas, calcule, utilizando-se da calculadora, o Índice de Massa Corporal – IMC de cada integrante do grupo e registre na tabela a seguir.

 

3.3 Geografia–2aulas
1ª aula – Apresentar os dados estatísticos, obtidos na aula de Matemática, propondo aos alunos uma comparação acerca da mudança no nosso hábito alimentar com o desenvolvimento humano pelo território.
2ª aula – Solicitar que os alunos façam uma pesquisa e apresentem na forma de seminário (breve) como variam essas informações pelo Brasil, relacionando com outros dados regionais do consumo de alimentos e perfil dietéticos e condições de vida.

 

3.4 Filosofia–2aulas
1ª aula – A partir dos princípios da moral e da ética, debater com os alunos acerca do bullying.
2ª aula – Dividir os alunos em grupo e pedir que fotografem sobre o tema, se posicionando contra o bullying.
De acordo com a visita no parque Barigui, os alunos do 2° ano do ensino médio, fizeram uma reflexão sobre o conteúdo estruturante Ética. Os mesmos identificaram que cada pessoa nas suas interações sociais e que, projetados nas suas ações, padronizando comportamentos, produzem impacto significativo no bem-estar coletivo. A ética e os padrões morais adotados na conduta, resultarão, provavelmente, do cruzamento de influências provenientes da educação familiar, da cultura nacional e organizacional de tolerância, das experiências de vida e das exigências específicas de cada indivíduo. No caso particular da ética dos alunos do ensino médio e do contexto que a envolve revela-se essencial para compreender o papel da educação formal na estruturação de uma ética pessoal, enquanto fator que antecede e influencia a conduta moral no contexto estudado. Reconhecendo a sua relevância para a reflexão ética, será também estudada a opinião dos alunos sobre os motivos e os fatores relevante ao I M C no contexto em que se concretiza pelos docentes de nossas instituições, o respeito pela diferença.

 

AVALIAÇÃO
Biologia
Pesquisa do processamento dos alimentos pelo corpo.
Apresentação em grupo das pirâmides alimentares e as propriedades dos alimentos.
Pesquisa na sala de aula os principais alimentos presentes na rotina alimentar.

Matemática
Participação no levantamento das medidas quanto à altura, em metros e a sua massa (peso), em quilograma, registrando os dados em uma tabela.
Realizar as medições indicadas e calcular, utilizando-se da calculadora, o Índice de Massa Corporal.
Registrar na tabela o resultado de cada aluno da sala.

Geografia
Os alunos farão pesquisas realizadas em grupos e será avaliado o processo de reavaliação da mesma bem como a produção escrita e ou a apresentação oral para o professor e ou o coletivo da sala.

Filosofia
Avaliação será feita mediante ao debate em sala de aula, em que os alunos irão relatar sobre a temática I M C, a visita ao parque, a formação ética e cultural dos alunos, a sociedade como um todo. A fundamentação sobre a medida que a educação pode contribuir para o desenvolvimento e a formação de homens mais éticos com espírito mais justo e solidário.
Problematização: Será que o homem é resultado do meio, ou fruto do que verdadeiramente escolhe? Quais as consequências para a sociedade de condutas politicamente consideradas incorretas em relação ao I M C? Discutir o significado E interpretar o princípio: “O conhecimento e a sabedoria, só são adequados à humanidade quando nos servem para ajudar aos outros e a nós mesmos”. O foco do trabalho é fazer com que os alunos analisem a importância da ética para o exercício pleno da cidadania, bem como, levá-los a compreenderem as contribuições do conhecimento sobre as formas de ser e agir do homem em sociedade. Cada aluno irá fazer uma auto-análise em relação a sua postura prática no dia a dia, relacionando-a ao conteúdo trabalhado.
Observar e registrar como reagimos diante das questões colocadas pelo professor.
Questionar e comparar a forma de agir dos estudantes de nossa realidade com os índices apresentados.

INSTRUMENTOS
Pesquisas
Debates
Seminários
Relatórios
Trabalho coletivo
Avaliação escrita e oral

 

Considerações Finais

O tema proposto é de grande relevância, visto a realidade alimentar da sociedade atual. Nossos alunos fazem parte destas estatísticas, e em sua maioria, não apresentam hábitos alimentares saudáveis, por inúmeros motivos.
É fundamental ressaltar, que o projeto ainda será aplicado, sendo assim os resultados serão apresentados em um novo trabalho.
As expectativas são grandes, haja vista o significado que a proposta pode oportunizar aos estudantes, e não somente a eles, mas a toda comunidade escolar.

 

4. REFERÊNCIAS

Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais, v.10.5.
Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais para o Ensino Médio. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. – Brasília: MEC/SEF,1999.
SIQUEIRA, A. Práticas interdisciplinares na educação básica. Educação Temática Digital, Campinas, v.3, n.1, p.90-97, dez.2001.Disponível em:
http://www.bibli.fae.unicamp.br/etd/artcc01.pdf
ZABALA, Antoni. Enfoque globalizador e pensamento complexo. Porto Alegra: Artmed, 2002.