SEGUNDA ETAPA CADERNO I ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COLEGIO ESTADUAL LINDOESTE-EFM GRUPO DE PROFESSORES CURSISTAS DO PACTO DO ENSINO MÉDIO

Temática 1

Como sabemos, a escola é um espaço de medição entre o sujeito e sociedade, qual possibilita a compreensão da importância da educação que se quer atender a efetiva aprendizagem, com comprometimento com as mudanças sociais que se fazem necessário. Para que a escola cumpra com o seu papel necessita considerar as práticas da sociedade, de natureza social, política, econômica e cultural. Pois para que a escola que a escola trabalhe num conjunto ou gestão democrática faz-se necessário acreditar que todos juntos temos mais chance de encontrar caminhos para atender as expectativas da sociedade à partir da atuação e do compromisso da escola, para tanto se faz necessário saber se nossas praticas de ensino estão comprometidas com o, tipo de cidadão e de sociedade que pretendemos formar e como tudo isso esta articulado no projeto político pedagógico da escola. O PPP serve como instrumento que descreve e revela a escola, é uma forma de organizar o trabalho pedagógico, dentro dele deve conter tudo aquilo que pretendemos realizar, projetar, inovar, criar rupturas e principalmente ter coragem e ousadia para executa-lo. Portanto se o PPP for construído num conjunto, o professor poderá organizar sei plano de trabalho docente muito bem elaborado, e aperfeiçoar seu modo avaliativo. No período de hora atividade o professor poderá utilizar esse tempo para dialogar com a equipe pedagógica sobre sua prática pedagógica, bem como buscar aperfeiçoamento, a organização da hora atividade, deve garantir o fortalecimento e desenvolvimento de ações que visam à melhoria da qualidade do ensino aprendizagem. É nos momentos de hora atividade que a equipe pedagógica com o apoio da direção escolar, oportunizar num espaço de reflexão, auxiliando o professor no seu trabalho, discutindo e encaminhando alunos para avaliação, redirecionando praticas para alunos com dificuldade de aprendizagem e para alunos repetentes, deve promover ações e reflexões com o objetivo de assegurar aprendizagem, pois o planejamento das praticas escolares envolve todo um trabalho pedagógico.