SARA MACIEL DE SOUZA - Colégio Estadual Lindoeste - 28/04/2015 - 08:19
ETAPA II CADERNO I
1- REFLEXÃO E AÇÃO
1-Pluralidade é muito sério, principalmente na educação, pois parte da coletividade. É com a articulação que se faz essa diferença, cabe também do lado pedagógico, que conforme vê a situação tenta por intervenções e ações dar um toque de melhorias onde houver pluralidade. É a justiça, que comanda as regras para diversidade, para qual justiça tem que ser coletiva, na qual torna a cidadania da republica, a dignidade do povo, única e justa, por justa causa.
Através dessa perspectiva consideramos alguns dos desafios em trabalhar a diversidade e a pluralidade, que muitas vezes está na falta de capacitação para explorar e lidar com temáticas polêmicas como, por exemplo, a sexualidade, é difícil assumirmos uma postura crítica em defesa da igualdade dos direitos humanos no tocante a liberdade de orientação sexual, quando não temos fundamentação teórica para discutir um tema dessa natureza.
Muitas vezes não existe coerência, harmonia e parceria entre escola, família, igreja e sociedade de modo geral que compartilhem com as mesmas ideias de contribuir para a formação pessoal e intelectual do sujeito como construtor do conhecimento e da sua felicidade A falta de formação adequada e muitas vezes o comodismo dificultam a superação de barreiras para transpor o preconceito em nossas escolas. Enfim é sim um grande desafio para nós lidar com a pluralidade e com a diversidade, pois para conhecermos melhor o nosso alunado, a família teria que ser mais participativa, ter uma equipe pedagógica mais abrangente e ativa, sendo os mediadores entre a família, professor e aluno, e também outro fator que não coopera com isso é o grande número de alunos por sala.
2- A pluralidade e a diversidade podem ser mola propulsora na organização do trabalho pedagógico, sendo assim a mesma pode contribuir para mudar nossa prática pedagógica e tratar o aluno de maneira que ele sinta interesse e vontade de aprender, pois quando afirmamos a existência de uma diversidade cultural entre os alunos, implica afirmar que, numa mesma sala, podemos ter uma diversidade de formas de articulação cognitiva. Considerando o cotidiano e as manifestações culturais dos alunos, utilizando-se de instrumentos como as diversas mídias pode auxiliar muito o trabalho do professor. O professor como mediador do conhecimento deve trabalhar com a multiplicidade de comportamentos e culturas, considerando a individualidade, incentivando o respeito mútuo, é fundamental que ao planejar as atividades os professores selecionem conteúdos que explicitem e despertem a curiosidade para as diferentes formas de organização social e culturais existentes e pelos diferentes valores que sustentam o convívio na escola e fora dela.
Através disso podemos concluir que o reconhecimento da diversidade e da pluralidade presente no contexto social permite distinguir diferentes possibilidades de organização familiar. Esta reflexão deve estar presente na elaboração do plano de trabalho docente buscando fundamentos no PPP e na participação da comunidade escolar juntamente com alunos, familiares, gestão escola, regimento interno, etc. Esta articulação nos possibilita repensar a escola nos aspectos múltiplos e singulares como via de construção da identidade da escola de Ensino Médio.
A escola deve desenvolver práticas e hábitos cotidiana aos que possibilite uma formação cidadã e para que isso ocorra é necessário o envolvimento e mobilização de professores, alunos, juntamente com a comunidade e demais membros da instituição escolar, portanto, vê-se a importância do trabalho com temas transversais em atividades pedagógicas, utilizando-se da interdisciplinaridade constantemente para que esses temas sejam abordados, a fim de que sua prática cotidiana possa contribuir para a formação social dos alunos como cidadãos críticos e atuantes. Temos que pra isso ter todo um contexto histórico, conhecer bem a fundo a nossa escola, ou seja, quem faz parte dela. Faz-se necessário na escola uma política, “plano de ação” ou conjunto de práticas com ações sociais concretas que atenda a todos com intuito de organização; Com agentes que abordam a causa e resgate esses indivíduos por meio da informação, comunicação, interação e cooperação. Por isso a escola deve-se conhecer trabalhar a pedagogia do oprimido para amenizar as diferenças e discriminações existentes no nosso meio.
REFLEXÃO E AÇÃO 2
1-) Explicite as principais características da pluralidade e diversidade dos sujeitos (professores e estudantes) como fundamentos a serem considerados no PPP.
As diferenças culturais representadas pela pluralidade, resultado de longo processo histórico de inserção entre aspectos políticos e econômicos, apresentando características regionais e locais, historicamente definida e redefinida continuamente, compondo uma identidade nacional, que deve ser inserida de forma transversal no cotidiano escolar. A diversidade é constituída pelos diferentes sujeitos que compõe a comunidade escolar, difundida em três raças em nosso pais: Índio, Branco e Negro, sendo que em nosso contexto escolar escolar é formada pelos dois últimos
2-) Faça uma discussão com os estudantes de uma de suas turmas acerca do empoderamento e dos desafios decorrentes dessa relaç ão democrática.
3-) Realize uma reflexão sobre a dualidade estrutural do ensino médio, identificando as manifestações nos estudantes e professores.
4-) Faça uma discussão sobre a formação continuada como espaço de debate e de aproveitamento das experiências docentes. A partir dessas reflexões e dos registros decorrentes dessas atividades, faça uma análise com os professores cursistas de sua turma, considerando as seguintes questões:
Após a graduação e/ou licenciatura, o professor tem as bases cientificas para ministrar o seu conteúdo em sala de aula. Porém, xixtem inúmeros detalhes que fazem a diferença na preparação do professor, essa diferença se sustenta na experiência vivenciada em sala de aula e também nas formações continuadas que o professor um busca para aprimorar seus conhecimentos. Nesse espaço de formação, o qual já foi qualificado como “reciclagem” o professor tem oportunidade de levar para o debate suas experiências, suas duvidas, sugestões e compartilha-las com os demais, crescendo e dando oportunidade para que colegas professores possam crescer também.
a-) Quais são os problemas que precisam ser resolvidos imediatamente na escola?
Um dos principais problemas, comum a qualquer instituição de ensino e com relação a indisciplina.
A indisciplina escolar está entre os principais através de uma educação de qualidade, uma vez que impede o bom andamento e ritimo de uma aula bem preparada. O professor ao perder parte do tempo tentando organizar a sala, tentando quebrar a disciplina enfrenta um problema serio de dispersão ao sua concentração é afetada pelo desgaste provocado pelo esforço de organizar a turma.
b-) O que já foi feito para resolvê-los?
Em nossa escola esse problema começa a ser enfrentado juntamente com os pais dos alunos, na construção do regimento interno do colégio, prevendo as normas e as punições estabelecidas aos alunos indisciplinados.
Após as reuniões com os pais e de pose de rendimento interno, os alunos são chamados a conscientização e ficam conscientes dos seus direitos e deveres.
c-) Como cada segmento pode contribuir para mudar essa situação? Destaque as contribuições dos estudantes. Agora, encaminhe os registros desta atividade ao gestor e ao conselho Escolar como contribuição para a reescrita do Projeto Político-Pedagógico
Após esse processo de conscientização, começam as implantações do regimento escolar, sempre
contando com o auxilio e a presença dos pais.
3 - REFLEXÃO E AÇÃO
PROBLEMAS IMPACTOS NEGATIVOS AÇOES
Qualidade do Ensino - Pouco rendimento e médias baixas e pouca qualidade.
- Melhoria da infraestrutura material.
- Materiais pedagógicos atualizados.
- Valorização profissional.
- Comprometimento dos pais da escola dos governantes com a escola.
Falta de Motivação à Leitura.
-Baixa aprendizagem
-Dificuldades na resolução de problemas
-Dificuldades de interpretação. - Fazer leitura livres e direcionadas na biblioteca
- Disponibilizar materiais de leitura como: Jornais, Revistas. Enciclopédias e livros.
Organização Funcional :Prática – Planejamento / Convergência entre Teoria e prática.
- Dificuldades na implementação na prática educacional - Reuniões com toda comunidade escolar e direcionamento das atividades a serem implementadas
Baixa Interação e união, Cooperativismo entre alunos e comunidade. - Desinteresse, baixo rendimento e médias baixas, alunos alienados aos problemas sociais. - Organizar atividades pedagógicas com comprometimento e intencionalidade participativa e coletiva aos contratos sociais.
Falta de Comprometimento com a Educação. desmotivados. - Baixa estima
- Pouco interesse
- Comodismo - Atividades: Palestras motivacionais; Vídeos, Incentivo ao Grêmio, - Formação pequenos grupos disseminadores de Boas Ideias
- Valorização dos profissionais de educação.
- Maior envolvimento da comunidade escolar e sociedade na educação.
4- REFLEXÃO E AÇÃO
RELATÓRIO – ANÁLISE DE ATA DO CONSELHO DE CLASSE
A análise de uma ata de Conselho de Classe do ano de dois mil e quatorze nos proporcionou observar os registros onde constam citados os alunos que não atingiram a média bimestral salientando as dificuldades de aprendizagem, os alunos faltosos e as consequências das faltas, a indisciplina, o atraso na entrega de trabalhos e o desempenho nas avaliações.
A partir dos problemas levantados os encaminhamentos sugeridos pelo grupo de professores foi de que é necessário um trabalho diferenciado que atenda as dificuldades específicas de cada um; o envolvimento dos pais na escola; o trabalho contínuo com o Conselho Tutelar para diminuir a evasão.
De acordo com aos relatos, as maiores queixas são as de que há falta de interesse dos alunos em realizar as tarefas escolares inclusive os trabalhos e estudo para as avaliações. Como problemas percebesse que há dificuldade em estabelecer ações que atendam os interesses de cada um, detectar as dificuldades de aprendizagem e encontrar formas para motivar e contextualizar o conteúdo a ser estudado.
Diante disso foi discutido o trabalho interdisciplinar que contribua para que as disciplinas consigam estabelecer uma relação que torne o trabalho mais interessante e atrativo; os problemas de aprendizagem dos alunos avaliados que frequentam sala de recursos e as estratégias que podem ser usadas para melhorar o ensino aprendizagem.
Para solucionar os problemas identificados foram sugeridos a diversificação de materiais pedagógicos: vídeos, jornais, revistas, livros paradidáticos, pesquisas na internet.; a melhoria das práticas pedagógicas com técnicas de aprendizagem ativa: debates, análises, trabalhos em duplas e em grupos, produções e apresentações em power point dentre outros; o uso diversificado de critérios e instrumentos de avaliação e recuperação de estudos.
Como práticas de Gestão Democrática citamos a oportunidade dos próprios educadores discutir, analisar e identificar os problemas de aprendizagem e a partir deles buscar de comum acordo as possíveis soluções.
A análise realizada nos leva a perceber que muitas coisas ainda precisam ser melhoradas para que o Conselho de Classe atinja sua real função de estabelecer a aprendizagem a partir das reflexões sobre os resultados obtidos até determinado momento escolar. Assim propomos que seja realizado Pré-conselho de Classe em sala de aula, individualmente por disciplina, com alunos e professores, levantando problemas e possíveis soluções pedagógicas; levar ao Conselho de Classe os resultados das discussões realizadas para análise e replanejamento das ações escolares; manter alunos e pais informados sobre a vida escolar do educando e possibilitar momentos de participação nas decisões estabelecidas em Conselho de Classe.
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