SARA MACIEL DE SOUZA - Colégio Estadual Lindoeste - 13/08/2015 Etapa 2 – Caderno 2
SARA MACIEL DE SOUZA - Colégio Estadual Lindoeste - 13/08/2015
Etapa 2 – Caderno 2
REFLEXÃO E AÇÃO 1
A temática em estudo trata das ciências humanas e compreende as áreas do conhecimento na qual estão incluídas a historia, geografia, filosofia e sociologia. Cada uma destas áreas do conhecimento possui componentes curriculares específicos do conhecimento cientifico formulado através dos tempos.
Para Haver a interdisciplinaridade é imprescindível que haja não somente o domínio do conhecimento especifico de cada disciplina, ou especifico do conteúdo abordado, mas sim de conceito e informações particulares que estejam integradas as outras disciplinas ou áreas de conhecimento para constituir o saber amplificado da realidade para o estudante. Não convém apenas relacionar um conteúdo especifico de determinada área de um conhecimento a outro sem haver um aprofundamento desta abordagem, mas precisa-se entender como o tema é abordado na outra disciplina e qual é a relação entre ambas. E para isto é preciso ter conhecimento especifico também das outras áreas do conhecimento cientifico. Para tanto a formação continuada do professor é de fundamental importância, pois são nesses momentos é que se consegue compreender de que forma podem ocorrer adequações necessárias.
Se a filosofia é mais do que a simples expressão conceitual das diferentes visões de mundo, se, alem de seu caráter ideológico, trás também certas verdades fundamentais concernentes as relações dos homens como os outros homens e com o universo, então estas verdades devem encontrar-se na própria base das ciências humanas e notadamente de seus métodos.
Toda filo é, entre outras coisas, uma filosofia da consciência de do espírito (sem por isso ser necessariamente idealista). As filosofias da natureza desde o renascimento até Schelling e Hegel, tentaram introduzir o espírito e a consciência no universo físico o desenvolvimento das ciências físico-químicas parece ter provado o erro dessa pretensão esse desenvolvimento se fez em detrimento da filosofia da natureza que deu assim aceder terreno. Dessa experiência histórica avultou uma idéia, valida para o mundo físico ate uma nova ordem. Um domínio de conhecimento incorpora-se a ciência positiva na medida em que eles se libertam de toda a ingerência filosófica.
O conhecimento cientifico tentou entender essa afirmação a ciências biológicas e humanas preconizando uma biologia mecanicista, uma psicologia behaviorista, uma historia empírica e uma sociologia e descritiva e coisificante.
Se tem razão a filosofia é uma sobrevivência ideológica que não tem mais qualquer razão de ser e de que é preciso se libertar. No entanto, se a filosofia, ao contrario, trás realmente verdades sobre a natureza do homem, toda tentativa de eliminá-la falseia necessariamente a compreensão dos fatos humanos.
O estudo do método em ciências humanas coloca assim, no próprio plano da ciência positiva o problema da inutilidade ou, ao contrario, do valor atual da filosofia. Compreender-se-á que esteja no plano de fundo de nosso estudo. Se a filosofia é mais do que a simples expressão conceitual das diferentes visões do mundo, se, alem de seu caráter ideológico, trás também certas verdades fundamentais concernentes a relação do homem e com outros homens e com o universo, então esta verdade deve encontrar-se na própria base das ciências humanas e notadamente de seus métodos.
PENSAMENTO INTERDISCIPLINAR
Todo fato social é um fato histórico e inversamente. Segue-se daí que a historia e a sociologia estudam os mesmos fenômenos e que, se cada uma delas capturarem um aspecto real a imagem que ela dele nos da não poderiam ser senão parcial, na medida em que não for completada pelas contribuições da outra. Ora passagem do abstrato ao concreto não se obtém adicionando duas imagens parciais. Não se pode obter um conhecimento real dos fatos humanos reunindo resultados parciais e deformantes de uma sociologia coisificante e psicologista com aqueles de uma historia política ou bem simplesmente positivista. O conhecimento concreto não é a soma mas a síntese de abstrações justificadas. No caso a que nós referimos as abstrações não sendo justificadas, sua síntese era impossível. Não se trata pois de reunir os resultados da sociologia e da historia, mas de abandonar toda a sociologia e toda historia abstrata para chegar a uma ciência concreta dos fato humanos que não podem chegar senão uma sociologia histórica. É a tese que nos esforçamos por sustentar no curso do presente estudo.
A sociologia não pode ser concreta se não for histórica, do mesmo modo, a historia, sem pretender ultrapassar o simples registro dos fatos, tornar-se a necessariamente explicativa, a saber numa medida maior ou menor, sociológica.
Historia, sociologia histórica, filosofia da historia, tudo isso se coloca um problema epistemológico prévio. Por que o homem se interessa por certos fatos únicos e localizados no tempo, por que se interessa pelo passado.
REFLEXÃO E AÇÃO 2
A pesquisa foi feita junto aos estudantes do Colégio Estadual Lindoeste, com séries variadas, de fundamental até algumas séries do Ensino Médio.
Foi explicada a situação e os motivos desta proposta de produção. Os alunos demonstraram, inicialmente, dúvidas sobre a proposta, e após uma série de discussões e indagações, os alunos se colocaram a por no papel seus valores e seus anseios para com o futuro.
Quanto aos valores, em grande maioria foram postas primeiramente a família, amigos, respeito, escola, na qual, muitos colocaram sobre a importância dos estudos, com relação a poder ter uma melhor oportunidade de emprego.
“No meu crescimento e na minha educação, o colégio me ajuda para que eu seja alguém na vida, para que quando eu cresça tenha um trabalho digno e para sustentara minha família...”
Alguns fizeram recorrências à religião, demonstrando um grau de religiosidade. Que são valores provavelmente repassados dos pais.
Já com relação, as perspectivas para o futuro, muitos escreveram, sonhos, sonhos estes que apresentam vidas estáveis. Formação em uma graduação, Advogados, doutores, policiais, veterinários entre outros. Todos prevêem a formação de uma família, filhos, maridos ou esposas, e sempre para todos ter sua dignidade de independência e o sustento para seus futuros filhos.
“Fazer uma faculdade de ciências Biológica, ter um bom emprego, ter minha própria família com meu marido, ter filhos etc.”
“Eu me imagino como uma pessoa batalhadora e que eu posso sustentar meus filhos e minha mulher e que eu seja feliz”.
Alguns, com o peso da situação, de alguém na família, ter um tipo de sofrimento, ou enfermo, se propõem a se formar em alguma área para poder ajudar outras pessoas com essas dificuldades.
“Desde criança gosto de ajudar as outras pessoas, por isso, meu sonho é ser pediatra para ajudar aos outros. Daqui 10 anos, pretendo estar ajudando as crianças, principalmente aquelas que possuem câncer, para que assim como eu, elas também possam ter sonhos ou realiza-los”.
“Vou faze uma faculdade de cirurgião plástico porque é um bom trabalho, ganha bem e porque quero tira uma cicatriz que minha mãe tem no rosto.”
Uma aluna do ensino Médio, que diferenciou se pela produção textual, que conta a sua história de vida. Ela relata que não soube aproveitar os estudos no tempo certo, e que por durante três anos só queria se divertir. Sendo assim, agora, mãe, casada, grávida novamente, sente na pele o quanto isso faz falta.
“Eu tenho minha família e eu ainda estou na escola porque eu era muito ingênua e resolvi parar de estudar, mas quando eu vi já tinha perdido três anos e estava me fazendo falta.(...)Foi ai que tive uma chance, minha prima me chamou para volta a estudar. E agora eu agradeço, tenho meus planos para o futuro...”
Diante desde mesmo ocorrido, uma estudante do 3º ano do Ensino Médio noturno, relata sobre seu sonho que era ser mãe, e que hoje já realizou, e que pretende criar seu filho ou filha com sabedoria e valores. Porém esta felicidade trouxe uma consequência, “Como vou ter filho muito cedo meus planos foram adiados, mas serão realizados mais para frente.” Por mais que houve uma interrupção em realizar seus sonhos, ainda pensa em conquistar um curso superior.
Outro estudante também colocou as dificuldades do desenvolvimento do Município e para realizar seus sonhos, que é fazer um ensino superior, terá que deixar sua família, amigos, e até mesmo a cidade. Entretanto mesmo assim, seus valores não mudarão, “como minha família, meus amigos os estudos e é claro como ninguém vive sem o dinheiro algo tão simples e tão importante ao mesmo tempo que poderá garantir o meu futuro...”
Apenas uma aluna, dentre os pesquisados posicionou se diante da realidade discutindo seus sonhos e fez um pequeno relato.
“... muitas pessoas não sonham em ser professores, eu também não sonhava o que eu realmente gostaria de cursar é engenharia civil, mas prefiro ter o pé no chão lutar por uma causa possível e talvez um dia, quem sabe tentar esse sonho quase impossível, o único medo que tenho é de me deparar com um futuro não muito bom, pois imagina se hoje já existem colégios com professores sendo mortes por alunos ‘trombadinhas’ e o desrespeito e falta de consideração que os alunos tem com os professores...”
Logo em seguida, ela relata que aqui, no colégio, temos professores que nos entende e que nos respeitam.
Através da pesquisa realizada com os alunos, percebemos que embora grande parte dos alunos enfrente obstáculos, conforme o relato dos mesmos, a maioria tem anseios-sonhos de prosseguirem em seus estudos, cursar o ensino superior, construir sua família, e ter uma vida estável e digna, enfim, a maior parte cita a importância da escola e dos estudos para atingirem seus objetivos.
REFLEXÃO E AÇÃO III
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
TEMA: O processo Revolucionário na Europa: Revolução Industrial
Conteúdos Programáticos:
Revolução Industrial (História);
O trabalho e Alienação segundo Karl Marx (Filosofia);
Impactos Ambientais da Industrialização (Geografia);
O Trabalho na Sociedade Moderna Capitalista (Sociologia).
1- INTRODUÇÃO:
O estudo do processo de industrialização na Inglaterra permite reconhecer uma série de relações do país com os diversos países, inclusive com o Brasil.
Além disso, este estudo pode favorecer a compreensão das alterações que essa revolução gerou nas sociedades e como tais aspectos levaram a uma reestruturação no uso do tempo e do espaço na sociedade inglesa. Essa reestruturação atingiu mais tarde os demais países que desenvolveram seus processos de industrialização.
O estudo pode vai também abordar as alterações que ocorreram nas relações de trabalho e que se efetivaram com a necessidade da produção em larga escala. É importante analisar as permanências e mudanças na exploração do trabalho infantil, masculino e feminino e a luta pelos direitos do trabalhador.
2- JUSTIFICATIVA:
Ao resgatar os aspectos da Revolução Industrial, os alunos poderão entender melhor as lutas das diversas sociedades e associar com as revoltas sociais que estão acontecendo ultimamente no âmbito social brasileiro.
3- OBJETIVO GERAL:
Despertar no aluno a curiosidade sobre como as diversas sociedades foram mudando o pensamento de dominação e alienação política ao longo da história, despertando o censo crítico e a consciência dos fatos que influenciaram as mudanças relacionados à Revolução Industrial.
4- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Incentivar a leitura e a pesquisa sobre os temas da Revolução Industrial;
-Analisar as lutas de classe no processo histórico, associando ao Brasil atual;
-Identificar as mudanças politicas e sociais após a Revolução Industrial.
-Perceber as transformações econômicas e principalmente as mudanças nos hábitos e nas relações de trabalho existentes no território inglês;
-Reconhecer a longa duração da exploração do trabalhador (inclusive da mão-de-obra infantil) e da luta por direitos relacionados ao mundo do trabalho.
5- TEMPO ESTIMADO: Dez aulas.
6-MATERIAL PEDAGÓGICO NECESSÁRIO:
-Produção textual explicativa;
-Livros didáticos de História;
-Computador ligado à internet;
-Reprodução de vídeos e slides referentes ao tema;
-Equipamento de filmagem e fotografias para documentar as ações.
-Sites para disponibilizar links de filmes (youtube).
7- DESENVOLVIMENTO:
-Pedir aos alunos que desenvolvam pesquisas prévias sobre o que foi a Revolução Industrial e sobre a exploração do trabalhador neste processo (inclusive da criança).
-Fazer a leitura coletiva Leitura do texto da Revolução Industrial - Livro 8º ano – Projeto Arariba. A leitura deve ter interferências do professor, para que a temática seja compreendida mais facilmente.
- Leitura e Interpretação oral com inicio de debate explicativo sobre os principais acontecimentos que marcaram a Revolução Industrial;
- Levar para a sala de aula o filme “Tempos Modernos”. Após fazer a associação com o texto estudado;
- Linha do tempo/slides com inventos aplicados á produção industrial;
- Questionário de identificação em relação a revolução.
- Pesquisa na internet sobre os impactos ambientais ocorridos a partir da Revolução Industrial;
- Produção de cartaz;
- Música – Produção de paródia sobre a Revolução Industrial;
- Vídeo: Alienação Karl Max
- Comparação entre os textos de Marx e Durkheim sobre “O Trabalho na Sociedade Moderna Capitalista - Karl Marx e a Divisão Social do Trabalho e Émile Durkheim e a Coesão Social;
- Dividir os alunos em 4 grupos para elaborar questões referentes aos 4 conteúdos estudados;
- Debate sobre o tema estudado a partir de questões elaboradas pelos alunos, 5 questões por grupos.
8- AVALIAÇÃO
Serão avaliados os conhecimentos expostos pelos alunos no trabalho a seguir:
1) O professor escreve com a turma os principais aspectos da Revolução Industrial. Em seguida sorteie cada um dos aspectos para cada grupo de alunos - grupo com cinco componentes.
2) Pedir que cada equipe utilize um dos recursos tecnológicos para apresentar o trabalho.
3) Montar com toda a turma um "túnel do tempo" da Revolução Industrial. É importante decidir a ordem das apresentações de forma cronológica.
9- BIBLIOGRAFIA:
DOMINGUEZ. Helena, Vídeo: Alienação Karl Max. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y6wvReQt-_w)
RICHERS. Herbert, Filme: Charlie Chaplin- Tempos Moderno. Versão Brasileira. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CozWvOb3A6E
PROJETO ARARIBA HISTÓRIA. Livro Didático oitavo ano, página 68. Editora Moderna, São Paulo, 2010;
TOMAZI. Nelson Dacio, Livro Didático: Sociologia para o Ensino Médio, volume único, página 45. Editora Saraiva. São Paulo, 2010.
REFLEXÃO EM AÇÃO IV
HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS.
Estrutura curricular Nível de Ensino Competências e tema
- Geografia Ensino Médio transformação de espaço geográfico
- História Ensino Médio Tratamento da informação e relações culturais.
- Sociologia Ensino Médio Cultura e ideologia.
- Filosofia Ensino Médio Fatores sociais.
Objetivos: O que o aluno poderá aprender com esta aula?
Identificar os grupos alimentares que fazem parte de uma alimentação saudável.
Levar os alunos a conhecer seus hábitos alimentares, e estimular alimentação saudável.
Desenvolver a consciência crítica a respeito de hábitos alimentares.
Ação:
- Buscar identificar os grupos alimentares dos alunos envolvidos: Quantas vezes se alimentam por dia? Quais alimentos são consumidos frequentemente? Quais alimentos são consumidos em maior quantidade.
- Conhecer hábitos alimentares de alguns povos da região em que vivem, fazer debate entre aos alunos sobre esses hábitos fazendo comparações com os alimentos consumidos pelos alunos.
- Fazer leitura de textos sobre alimentação saudável e práticas da alimentação levando conhecimento sobre educação alimentar sudável, levando os alunos a interessar por alimentos nutritivos e variados contribuindo para melhoria da qualidade de vida da população.
- Assistir vídeo “Alimentação saudável...Comer bem ao longo da vida”. “Educação nutricional SP/ Alimentação – Youtube”, visando despertar a curiosidade e motivar o desejo pela pesquisa sobre hábitos alimentares saudáveis e educação nutricional dos alunos e contribuindo para o bem estar e envelhecimento saudável.
Em geografia, após as leituras, pesquisas e debates os alunos poderão estudar a geografia dos países onde originaran-se os alimentos e qual a importância desses para uma vida saudável? Influência dessas culturas para os brasileiros e hábitos alimentares regionais. Em história, estudar a origem histórica de cada alimento. Compartilhar entre os colegas as informações e verificar a importância da cada alimento para a saúde e sua importância na mudança dos hábitos alimentares. Em sociologia e filosofia, estudar os diversos mitos religiosos e crendices a e a importância de alguns alimentos e seus significados nos rituais religiosos.
Sugestões de Atividades:
- Recorte e colagem de alimentos variados e valor nutritivo.
- Releitura de obras .
- Desenhos livres e dirigidos.
- Elaboração de cardápios de alimentação saudável.
- Construção da pirâmide alimentar.
- Produção de textos.
Avaliação:
- A avaliação ocorrerá na forma contínua e permanente, através de observação participação coletiva dos alunos na realização e confecção das atividades. Analisando os pontos positivos e negativos do projeto, por meio de relatos e exposição das atividades realizadas.
Referências:
Alimentação Saudável... Comer bem ao longo da vida. Http://www.youtube.com/watch?v=tu92vcsuea.
Educação nutricional SP Alimentação - Youtube.
Alimentação Saudável X não saudável - Youtube.
Livros Didáticos das matérias envolvidas.
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