Roda de Diálogo - Setor Oeste - Brasília - II

Durante a Roda de Diálogo no Setor Oeste, Brasília, foi possível perceber que o posicionamento dos docentes sobre a escola está relacionado as seguintes palavras: liberdade; crescimento; vida; vivência; instrumento; padrão; apego; decisão.
A escola é vista como um espaço que permite o crescimento, a partir da vivência e convivência entre os atores sociais que integram a comunidade escolar. Ao mesmo tempo, é também um espaço para o exercício da liberdade e gera em todos o sentimento de apego (na sala havia uma professora que foi aluna na escola e retornou para ser professora). Todos falam com muito orgulho do espaço escolar. Quanto ao posicionamentos sobre os jovens do EM, as palavras associadas foram: rebeldia; atividade; futuro; conhecimento; possibilidades; liberdade; alegria.
A juventude é vista como futuro, como uma fase de possibilidades, de exercício da liberdade e rebeldia, é percebida como fase de alegria, de dinamismo e movimento, mas também de ampliação e amadurecimento do conhecimento. Os professores percebem um enorme crescimento dos alunos durante o processo do ensino médio.