Roda de Diálogo - Recanto das Emas - Brasília - II

Durante o encontro na escola do Recanto das Emas, o posicionamentos sobre a escola em que atuam ou SEDF está ligado as seguintes palavras: Esperança, Importante, Construção, Educação, Ensino e Encontro.
É possível identificar que a escola é entendida como um território de saberes, como um espaço de convivência e troca de experiências. Se o ensino médio é o momento de crescimento individual, a escola é o espaço onde essas experiências se realizam. Daí a importância deste espaço para educar e para se preparar para o futuro. Para esses docentes, a escola deveria ser encarada pelos alunos e pelos pais como uma coletividade organizada em prol da construção de novos conhecimentos. No entanto, a fala dos professores é bastante contundente quanto a falta de participação da comunidade nas atividades escolares, especialmente em relação ao ensino médio.
Quanto aos jovens do EM, os docentes associaram as seguintes palavras: Futuro, Vida, Criatividade, Desinteressada, Identidade e Vontade.
Ao falar sobre o que pensam a respeito das juventudes com as quais lidam na rotina da escola, os professores fizeram uma retrospectiva da sua própria juventude. Avaliaram que esse é o melhor momento da vida, momento de expectativas e de possibilidades, pois se tem energia e disposição para aprender e ousar. É um momento da vida em que o futuro se apresenta chio de possibilidades, e que se trata de uma fase de muita criatividade. No entanto, observa-se que, apesar do que acesso que os jovens de hoje  possuem à informação, são indivíduos cada vez mais desestimulados e sem compromisso com a educação formal que amarra os currículos educacionais de hoje em dia.