REPENSANDO O CURRÍCULO INTEGRADO DO ENSINO MÉDIO

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Colégio Estadual João Paulo II – Ensino Fundamental e Médio
Orientadora: Sinilda Krampe de Almeida

O currículo do Ensino Médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral (ETAPA I) – CADERNO III.

Como  tem-se no livro o currículo é o coração da escola, por isso, devemos participar da construção do mesmo.Esse caderno trouxe alguns questionamentos sobre tempo, espaço, alunos, disciplinas.
O currículo é uma construção coletiva, ações planejadas com decisões orientadas pela compreensão da função social da escola, não é neutra, nem apenas técnica, mas sobretudo Política, levando em conta a realidade concreta e o aluno concreto,  quais os objetivos que queremos atingir, ponto de partida e ponto de chegada Também deve-se considerar a realidade do aluno, a realidade local, mas não usá-lo como base. Esse deve ser usado apenas para relacionar-se com o particular, fazendo com que eles se socializem no conhecimento, mas nunca usar como mais importante que o conhecimento científico, esse deve ser mediado para o aluno, tudo isso tendo como objetivo principal  a formação integral do aluno.
O Ensino Médio deve garantir formação para todos, usando pesquisa como princípios pedagógicos, visando a autonomia dos educandos, que são formas e arranjos que permite o diálogo entre as disciplinas. Exigindo assim, uma discussão de cada escola acerca das possibilidades de reoganização do currículo do Ensino Médio. Por isso, a importância do debate coletivo, a articulação entre atividades integradoras e aprofundamento das disciplinas. 
Enfim, o currículo é uma construção coletiva, onde a ação de planejar implica a participação de todos os elementos envolvidos no processo (alunos, professores, coordenadores pedagógicos, gestores), tendo a necessidade de priorizar a busca da unidade entre o que se planeja e o que se realiza; partindo de uma realidade concreta e estar voltado para atingir as finalidades da educação básica definidas no projeto coletivo da escola.