Repensando a Escola, O Ensino Médio.
Colégio Estadual de Renascença,Padre José Junior Vicente- Ensino Fundamental e Médio.
Núcleo Regional de Francisco Beltrão Paraná.
Celia Inez Zatta,
Refletindo sobre os desafios que temos quanto ao Ensino Médio, realmente eles são muitos,mas com o empenho de políticas públicas, no sentido de equipar as escolas com laboratórios, material didático, valorização e capacitação dos profissionais da educação, também a escola cumprindo seu papel quanto a elaboração , reformulação do seu P.P.P _ PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, com objetivos claros e com estratégias de acordo com a realidade em que a escola está inserida , podemos pensar uma escola de melhor qualidade.
Devemos repensar a escola , para os alunos do período noturno, para o trabalhador, para aquele que não ten transporte escolar.
Um grande desafio é tornar a escola mais atraente, voltada para a aprendizagem procurando garantir a permanência e o sucesso escolar do aluno na busca de seus projetos de futuro.
Acreditamos que estamos no caminho, estudando ,repensando a escola e os alunos que temos, podemos sonhar com uma escola melhor e mais voltada para a aprendizagem, para o conhecimento.
As tecnologias presentes na Escola contribui para melhorar a qualidade da educação nessa perspectiva devemos Buscar utilizá-las de forma crítica , a internet,o celular, buscando dominar os instrumentos do conhecimento e não ser dominado por eles, é muito importante na atual realidade escolar, já que a maioria dos alunos tem acesso a eles , podemos aliar esses conhecimentos que os alunos dispõe, e sermos mediadores no processo do conhecimento.
Procurando conhecer a identidade de nossos alunos, se vem do meio rural ou urbano, se é trabalhador ou não,dando maior abertura de participação poderemos contribuir nos projetos de vida futura de nossos jovens estudantes. Identificando, conhecendo, e dando maior abertura e participação para os alunos jovens do Ensino Médio, buscando saber o que eles pensam, o que querem, seus objetivos, seria de grande valia para pensarmos uma escola mais significativa para os alunos, com menos impasses para a escola como um todo.
Historicamente sempre existiu uma relação entre o ensino e o mundo do trabalho, mesmo as DCNEM atuais propõe que toda a atividade curricular tenha como eixo comum , o trabalho, ciência, tecnologia e cultura, mas que deve estar articulado com um projeto de sociedade e de formação humana que se pretende .
Através das DCNEM , refletimos sobre o sentido para a educação que almejamos, através da convivência com os sujeitos envolvidos na ensino médio podemos reconstruir a relação do fazer pedagógico atribuindo sentido e significado para a nossa ação pedagógica; Também sobre a necessidade de pensar outras formas de organização do currículo tendo em vista a ressignificação dos saberes e práticas escolares, reconhecendo os sujeitos de ensino médio como sendo na sua maioria jovens trabalhadores do campo ou cidade que vivem um determinado período histórico, além de um período etário, sendo sujeitos concretos , com histórias e realidades diversas no contexto social e territorial em que vivem.
Quanto as finalidades da educação básica , são comuns e atreladas a todas as áreas do conhecimento, as disciplinas devem dialogar entre si, se temos um currículo construído coletivamente e com objetivos claros, executáveis, teremos maior clareza de onde pretendemos chegar, que tipo de sociedade queremos formar, dando condições de uma educação com mais significados para o aluno do ensino médio.
Refletindo sobre o filme e livro de Capra " O Ponto De Mutação", que enfatiza a problemática da sociedade contemporânea e propõe uma visão mais sistêmica da realidade humana, questionando a fragmentação do conhecimento praticada nas escolas , propõe um trabalho sobre : Educação Alimentar e Nutricional, onde poderemos articular um trabalho que contemple essa ligação entre as ciências quanto ao acesso a uma alimentação saudável, produção , transporte, armazenamento, acesso físico e econômico a alimentos , empregos, educação, saúde.
Quanto a elaboração de uma proposta curricular integrada , sabemos ser de fundamental importância, contextualizar , metodologias interdisciplinares , a não fragmentação do conhecimento , priorizando o conhecimento científico, mas temos também a preocupação de não perder a especificidade das disciplinas, onde a disciplinada geografia tem como objeto de estudo o espaço geográfico, bem como os conceitos básicos de lugar, paisagem, região, território , natureza e sociedade. Tendo claro o objeto de estudo de cada disciplina é fácil relacionar os conteúdos com as demais disciplina, bem como com as demais áreas do conhecimento.
Na seqüências das leitura do caderno IV , refletimos sobre a ligação entre as dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia presentes em cada período histórico, retratando a ciência da tecnologias bem como a cultura de cada época. Contextualizando e relacionando com a nossa realidade.
Refletindo Sobre o vídeo, Em Busca De Joaquim Venâncio, observamos ser possível realizarmos em nossa escola pesquisas, trabalhos semelhantes a esse, atrelando as diferentes disciplinas, utilizando diferentes metodologias, aproximando os alunos das problemáticas estudadas; Problematizando a situação relatada no filme podemos levantar os problemas sociais, econômicos, urbanos,de infra-estrutura urbana , de ética ( palavra “ gato”), de energia elétrica, das desigualdades sociais.
A liberdade , dignidade humana e democrática são processos de construção social, que envolve o todos os participantes da entidade escolar:Diretores, professores, funcionários, pais e alunos, num processo de trabalho e cooperação coletiva.
Observa-se que em diversas situações se busca um processo de construção democrática, na esfera escolar, mas que nem sempre esse processo tem êxito, por motivos de contradições de idéias e a escola é uma das esferas públicas que ainda busca a realização da plenitude da falta de bom senso nas tomadas das decisões, para colaborar e garantir que a gestão será democrática, existe o conselho escolar, que tem papel fundamental na construção desse processo no âmbito escolar, juntamente com o Grêmio Estudantil, professores, pais e funcionários.
Percebe-se a necessidade na escola de uma maior participação nas decisões a serem tomadas e a não omissão nas questões coletivas, no que diz respeito a traçar metas, reestruturação curricular, reuniões pedagógicas para que haja uma gestão mais democrática. Lembrando que é na escola que iniciamos um processo de formação democrática começando pelo professor em ministrar suas aulas promovendo a auto-organização dos estudantes, ampliando a capacidade humana e construindo a democracia e o espírito colaborativa entre os discentes.
Muitos são os desafios no campo da avaliação que vivenciamos no dia a dia da escola, entre eles discutimos sobre as diversidades de alunos que temos na escola, provindos de diferentes culturas, contextos sociais e econômicos que acabam dificultando o trabalho de avaliação , já que trabalhamos com salas de aula com número grande de alunos . Outro problema que debatemos é referente a grande rotatividade de professores que ocorre no decorrer do ano letivo que o pode comprometer a qualidade e o ritmo da aprendizagem.
Temos como concepção que a avaliação é diagnóstica , formativa, com a função básica de observar, mediar e interagir de maneira sistemática global e individualizada.
A avaliação é uma prática intrínseca no processo de ensino e aprendizagem, contínua, cumulativa e processual devendo refletir o desenvolvimento global do aluno, considerando as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. A avaliação é realizada em função dos conteúdos, utilizando métodos e instrumentos diversificados como, provas, trabalhos, pesquisas, seminários , debates, participação do aluno nas aulas, coerentes com as finalidades e concepções educativas.
No final do ano letivo reúne-se o conselho de classe para definir a situação individual dos alunos.
Quanto ao rendimento das avaliações externa percebe-se que houve melhoras na nossa escola quanto as médias atingidas , estas são analisadas nos encontros pedagógicos onde juntos traçamos metas coletivas para melhorar os resultados e conseqüentemente a aprendizagem de nossos alunos.
As avaliações externas tem servido de parâmetro para um repensar sobre nossa prática docente, fazemos reflexões dos resultados objetivando melhoras no processo.
No decorrer do ano letivo ofertamos aos alunos, simulados, questões do ENEM, dialogo e orientações para os alunos, estes a maioria demonstram preocupações e interesse na busca de informações e conhecimentos. Por parte dos professores há uma preocupação e empenho quanto as matrizes de referência do ENEM, procurando ofertar ao aluno esclarecimentos e adequações com objetivo de diminuir as dificuldades.
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