Rendimento Escolar

REFLEXÃO E AÇÃO

REDIMENTO ESCOLAR
O Grupo de Estudos pelo Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio do  Colégio Estadual “José Bonifácio” – Paranaguá/Pr,  composto pela professora Antonia Eudinéia Bezerra de Melo, Orientadora de Estudos, e pelos professores cursistas:  André Domingos Cardoso Carvalho, Anderson Martins Oliveira, Claudia Regina Rojas Azevedo de Souza, Dinair Elias Alves, Eduardo Ferreira Nascimento, Elenice Lenartovicz, Josiane de Fátima de Freitas Pereira, Maria do Rocio Correa e Maria Helena Silva , analisamos os dados da taxa de rendimento escolar e avaliações externas e chegamos nas seguintes conclusões :

    A taxa de rendimento do Ensino Fundamental e o Ensino Médio nos mostra, principalmente, que o Sistema de Avaliação Externa, atua na contra mão do que se trabalha na escola, porque nesta atuamos de forma a preparar o aluno para a vida, a partir de sua realidade, enquanto que naquele generaliza-se,através de uma avaliação de realidades inteiramente distintas. Este posicionamento não significa sermos contrários as avaliações externas, mesmo porque percebemos uma mudança por parte do aluno em participar do ENEM.
 
Os dados estatísticos apresentados não traduzem a realidade do aluno, mas “facilitam a tabulação dos mesmos”, transferindo somente ao professor  responsabilidades  que deveriam ser compartilhadas com  as  políticas públicas,  sociedade e responsáveis.
    Embora não tenhamos tempo de uma reunião específica para tratar desse  assunto, falamos  informalmente nos espaços de aula e, conseguimos analisar os resultados “estatísticos” e suas consequências.
   
     Reforçamos que há falta de tempo (  falta de autonomia, por exemplo, da direção em marcar  encontro para esses embates )  para tais discussões, o que não traduz a falta de conhecimento por parte dos professores sobre o rendimento da avaliação estatística. Reafirmamos esse posicionamento por termos consciência de que foi transferido para a escola  “ todos”os problemas sociais, cabendo à escola, além de ensinar, os problemas sociais além de seu “ muro ”.  
Nós professores, levamos em conta o plano curricular das séries e aplicamos nas aulas regularmente, abordando questões inerentes também ao Enem, Prova Brasil etc., porém não restringimos o nosso trabalho, porque corremos o risco de mascarar  resultados  somente com questões do Enem, por exemplo  Temos consciência de que trabalhamos os aspectos de desenvolvimento pleno do aluno, e não o fragmento dele. Pensamos que os resultados das Avaliações Externas são, a  longo prazo, durante a trajetória dele em sala de aula e extra classe.
As atividades voltadas para essas avaliações estão inseridas nos livros didáticos e as atividades elaboradas pelos professores , também são trabalhadas questões de provas passadas.
Sobre o Enem, nossos alunos se interessam bastante, por ser uma prova que abre portas para muitas Instituições Superiores.
O nosso corpo docente, sempre ,em seus PTDs, contempla  as matrizes de referência do Enem em suas metodologias de ensino.