SISMEDIO
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Colégio Estadual Paula Gomes Curitiba PR
Orientadora :Marcia
Resposta das questões do caderno 1 Reflexão e Ação
n 1
Algumas das questões que atinge o ensino médio hoje, no Brasil é a desigualdade social e a diferença existente entre as escolas, pois suas realidades estão não só nas condições sociais da comunidade escolar, mas também nas condições em que elas estão inseridas na sociedade atual.
Há uma grande necessidade de definir uma política educacional voltada a qualidade de ensino, à capacitação com qualidade dos professores, a valorização do aluno, o investimento no material didático do aluno e do professor para que melhore o ensino-aprendizado. Dar maior autonomia as escolas na parte administrativa e pedagógica para atender as necessidades dos alunos daquela cidade. A grade poderia ser federativa, mas cada estado adequá-la a necessidade de cada município. Para resgatar perante a sociedade, a necessidade de um estudo de boa qualidade e com alto grau de aproveitamento, que é a função do Estado podemos assim formar indivíduos críticos e atuantes como cidadãos competentes.
N 2
A grande maioria de nossos alunos é de classe média baixa, moram próximo a escola, por ela ser antiga no bairro muitos tem familiares que já estudaram ou estudam na escola. Alguns recebem a bolsa família, muitos residem em moradias oriundas de invasões, algumas famílias são numerosas e muitas vezes residem no mesmo local ou bem próximo. Uma parcela destes jovens interrompe e não volta a concluir o estudo por ter de trabalhar ou por se tornarem pais muito cedo, colocando a sobrevivência como prioridade.
A maioria não vê a escola como um caminho a ascensão social, já vem para escola desmotivados, desinteressados sem hábito de estudo , de leitura e de pensamento crítico.
É frustrante perceber que a escola tenta direcioná-lo para que em paralelo frequentem um curso profissionalizante ou que vá em busca de uma vaga em uma entidade universitária mas a grande maioria busca o imediatismo.
n 3
Para primar por uma boa qualidade do ensino médio, pensariamos em replanejar o emprego das verbas destinadas ao ensino médio, pensando-o em âmbito nacional, para que atenda a todas as regiões do nosso país, desde os quilombolas, indígenas, ribeirinhas até os adolescentes jovens e adultos, urbanos e rurais, pensando sempre numa base igualitária buscando qualidade para formação do ensino médio, pessoal e humana, reconhecendo que tudo isto é imprescindível para o conhecimento sólido à sua vivência, tanto na saúde, economia, trabalho, cultura, ciência, tecnologia, e meio ambiente. Uma cultura abrangente em todos os sentidos da vida, dando possibilidade de boa preparação para uma vida profissional e o exercício de uma cidadania atuante e emancipada socialmente.
n 4
Universalizar o ensino médio ( fazer com que toda a população de 15 a 17 anos frequente cada série na idade adequada), implica em fazer com que alunos com 15 anos ou mais sejam incorporados ao ensino médio. É preciso que se tenha uma visão que seja a mais precisa possível, do número de jovens que se encontram afastados da escola, quer seja por abandono ou por ausência de escolas voltadas ao ensino médio no que diz respeito ao município ao qual pertence o jovem para que a partir daí se busque estratégias fazendo com que estes jovens possam concluir este nível de escolaridade. Atualmente, na maioria das situações, encontramos na escolas alunos que apenas frequentam a escola e ainda uns poucos que aspiram ingressar em um curso superior e por isso, existe a necessidade de buscar uma filosofia de ensino que tenha como objetivo formar o aluno para a vida, e não simplesmente para o vestibular, um ensino integral que prepare o jovem tanto para o mercado de trabalho, como para o acesso a cursos superiores, ou seja, um ensino médio que realmente se preocupe com a qualidade. Em um momento em que a desmotivação de alunos é evidente, entre outros fatores a relação entre ensinar e aprender, pede que se preste atenção na formação dos professores e também revitalizar o compromisso do aluno com a escola. Para que se construa a escola que de fato, faça a diferença na vida dos nossos jovens voltado ao novo ensino médio, é preciso que se estabeleçam regras claras dos recursos financeiros destinados para este fim, para que não corram riscos de serem absorvidos por outros setores, mas apenas para as necessidades do ensino médio que queremos.