Colégio Estadual Cidália Rebello Gomes - Ensino Fundamental e Médio
Reflexão e Ação 4 - Caderno III
Equipe:
Professora Orientadora: Letícia Pons Clavijo
Adriane Carvalho dos Santos
Ana Lúcia Rederd
Angélica Ripari
Cintia Pons Clavijo
José dos Santos
Regina Célia do Rocio Weiss
Rubens dos Santos Alves Filho
Selma Fani Silveira Costa
Simone Bozza Hernandes
Justificativa:
A comunidade em que a escola está inserida é uma ilha com aproximadamente 25.000 habitantes, ligada ao continente por uma ponte. O fluxo diário de pessoas e veículos muitas vezes não permite que as paisagens naturais sejam observadas e contempladas. Assim, torna-se necessário que os alunos tenham a oportunidade de conhecer para valorizar o patrimônio natural local.
Objetivos:
Conhecer o local onde vivem;
Valorizar as paisagens naturais da comunidade;
Perceber e respeitar as belezas naturais do local;
Produzir parágrafos argumentativos;
Listar as paisagens naturais destacadas do local;
Trabalhar o tema no enfoque interdisciplinar;
Metodologia:
Num primeiro momento a professora apresentou a proposta de trabalho dando vários exemplos comparativos com as sete maravilhas naturais do mundo e entre elas as Cataratas do Iguaçu caracterizando todo o Complexo do Parque Nacional do Iguaçu numa perspectiva interdisciplinar. Após se propôs aos alunos essa abordagem no bairro em que vivem e realizou as orientações para a realização do parágrafo argumentativo como fechamento da atividade.
Os alunos fizeram a saída de campo para registrar através de fotos as paisagens naturais da Ilha, ao retornarem para a sala de aula, em equipe, escolheram a sua “maravilha” para produzir a opinião sobre essa paisagem e argumentar de forma a convencer as pessoas das razões pelas quais escolheu a paisagem como uma das mais belas.
Em seguida foi produzido um cartaz em sala de aula contendo a paisagem escolhida pelo grupo e a argumentação. Os professores das disciplinas de Geografia, História, e Ciências trabalharam em conjunto e deram o suporte técnico para a atividade com as informações necessárias para a sua efetivação assim como a consideraram atividade avaliada.
Avaliação:
A avaliação foi através da observação da participação dos estudantes na atividade e o desenvolvimento das ideias apresentadas no parágrafo argumentativo.