Relatório Final - Pacto pelo Ensino Médio - Grupo Col. Santos Dumont - Cafelândia PR.

Reflexões acerca da leitura do texto 01

 

A partir da reconstrução histórica apresentada no texto, pode-se fazer uma análise questionando os modos como e porque são feitos os modelos e aplicação dos conceitos de itens que abordamos e podemos questionar.

  • Aplicação de valores adequados para um ensino de qualidade e com caráter integral para a formação do educando.

  • Maior abrangência de ação do ensino médio, não apenas visando a educação global do conhecimentos para um futuro vestibular e sim uma aplicação mais efetiva dos diversos conhecimentos e tendências de desenvolvimento que cada educando possui como característica pessoal de seu desenvolvimento.

  • Melhorias na rede de atendimento ao educando, professores(maior e melhor qualificação), maior gama de disciplinas práticas, para que o educando possa descobrir seus talentos.

  • Prédios, equipamentos e mobiliários atualizados e com maior conforto, tanto para o educando como para uma prática docente mais eficaz e melhor amparada pelas tecnologia atuais.

 

Sujeitos do ensino médio: A diversidade na educação básica - Temática 02

 

“ Na relação professor e aluno está o coração da docência”, somo protagonistas de uma relação conturbada e de difícil entendimento, que perdura durante uma grande parte da evolução do ser humano.

Constatamos no cotidiano escolar que as diferenças que enfrentamos todos os dias nas salas de aula podem ser produtos de novas gerações que estavam excluídas do ambiente escolar e agora quando começam a participar deste convívio estão trazendo para o interior da escola experiências marcadas por relações desiguais e diversas diferenças que não eram antes encontradas no âmbito escolar.

Compete aos profissionais que estão trabalhando com este público, não solucionar todos os problemas, mas sim compreender esta nova demanda que está à sua frente, universalizou-se o acesso à matricula do aluno na escola, porém falta muito para democratizarmos os processos de ensino que permeiam os bancos escolares, produziu-se formatos para um grupo de pessoas que já participavam de um processo educativo, que estava sendo passado de geração em geração e este formato estava “dando certo”, porém quando inserimos um grupo que ainda não estava acostumado a conduzir sua vida desta forma, este grupo e nós ao mesmo tempo, fomos deslocados. Assim como toda mudança causa desconforto, em nós a reação não é diferente, por isso o entendimento de novas formas de aplicar o conhecimento e atrair o público alvo, para que este compreenda o significado real do conhecimento para sua vida passa, por um longo processo de transformação, que começa na relação citada no início do texto, a relação professor e aluno.

Não somente estes fatores interferem no processo educacional dos dias atuais, temos uma sociedade jovem socialmente produzida para determinados fins e com valores pré-definidos, aos quais também temos a incumbência de transpor estas barreiras antecipadamente criadas para, de certa forma, não ser uma sociedade pensante e consciente de sua importância em todos os âmbitos de uma nação, temos também todo o processo de aceitação social que infere em sujeitos que selecionam as diferenças pelas quais querem ser reconhecidos.

Socialmente falando, ainda temos que questionar a cibercultura que para muitos jovens é uma maneira de expressar sua manutenção em uma sociedade que procura por padrões “visualmente aceitáveis”, com a qual ainda, nós professores, de uma forma ou de outra, ainda não aprendemos a lidar, visto que a exclusividade de detentores do conhecimento, deixa de ser nossa.

Estamos em meio a um grupo dinâmico, que muitas vezes são regidos pelas mudanças sociais que ocorrem ao longo da história, compete a nós, profissionais da educação decifrar este código que altera-se constantemente, denominado jovem.

Tenática 03

O processo de formação e desenvolvimento do currículo deve ser repensado não somente pelos profissionais da educação, mas por toda a sociedade, este currículo é pensado e repassado a todos aqueles que de uma maneira ou outra passam pelo ambiente escolar e por isso afeta toda uma sociedade.

Questionar um currículo é apenas um processo pelo qual nos damos a oportunidade de visualizar o que a sociedade "politicamente pensando" requer ou espera das gerações futura, não podemos imaginar uma sociedade inovadora mantendo um currículo que não tenha em seu escopo recursos e itens de uma sociedade arcaica, precisamos e podemos alterar o currículo e principalmente o que este produz na sociedade, porém devemos parar de nos iludir que podemos fazer isso sozinhos, precisamos de recursos de respaldo para a implantação de propostas inovadores, precisamos de uma sociedade que interaja e que tenha o espaço escolar como algo além de uma período pela qual seus filhos ficam fora de casa para que os pais possam trabalhar.

Necessitamos de respaldo de toda a sociedade para implementarmos novos formatos a esse currículo,porém enquanto a sociedade delegar migalhas e ver a escola como um fardo para toda a sociedade continuaremos a ter as mesmas dificuldades e problemas que enfrentamos a cada dia e cada vez mais estes se encontram presentes no cotidiano escolar, sem vislumbrarmos saídas para os mesmos.

 

 

Temática 04

 

 

Os processo pelo qual dispomos para fazer a integração curricular são limitados pelos recursos materiais e financeiros que são disponibilizados aos profissionais da educação. Falar em mudanças nos componentes curriculares, integração de currículo são excelentes elementos para aguçar os profissionais da educação a alçar melhores condições de trabalho, obviamente refletidas em melhores desempenhos dos alunos.

Aplicar a integração curricular não é uma tendência recente, faz parte do desenvolvimento humano agregar conhecimentos e transformá-los em um compêndio ao qual poderá usá-los para desenvolver-se, porém a fragmentação curricular não propicia a integração entre as disciplinas, esta integração também esbarra em velhos hábitos já intrínsecos da formação dos profissionais que nela trabalham, precisamos rever os processos de formação dos professores, a escola e principalmente a forma e a relevância com as quais os professores trabalham estes conteúdos em sala de aula. Necessitamos de mudanças profundas em todo o sistema educacional, porém, devemos ser a mudança que queremos ver nos outros.

 

Temática 05

 

 

A democratização da gestão escolar pode levar direção e instâncias colegiadas a novas praticas gestoras que podem facilitar o acesso a uma educação de qualidade. A gestão democrática deve ser o principio fundamental que rege as decisões e ações dentro da escola, esta deve ser pensado e concebida de forma coletiva, como processo de construção social para que as práticas, tornem-se princípios de uma convivência democrática.

Deixar que as decisões sejam tomadas por poucos conduz a ideia de que não vale a pena envolver-se nos processos decisórios da escola e também conduz a um comodismo social.

Não faltam motivos para que a escola desenvolva processos de gestão democrática coletiva, a começar por um dos mais importantes, que é a elaboração, implementação, crítica e reelaboração sistemática do Projeto Político-Pedagógico(PPP), este que deve ser elencado como documento base para que seja o eixo norteador da escola e documento fundamentado nas práticas que propiciem as decisões coletivas para o âmbito escolar.

A promoção da gestão democrática dependa da disposição dos que trabalham nela para conversar sobre os problemas cotidianos, transformar as reuniões do Conselho Escolar e demais instâncias no sentido de torná-las efetivamente um espaço democrático de decisões exige, a disposição da direção da escola, assim como de todos os envolvidos neste processo, seu corpo técnico e dos professores, de tomar medidas nessa direção. Entre estas está a de tornar mais transparente para todos os participantes, em particular os pais dos alunos, as possibilidades e limites da escola para assumir decisões coletivas referentes à vida institucional, tendo em vista sua relação com uma rede cujas normas não são decididas por ela, mas sim pelo Estado, bem como as possibilidades de, democraticamente, quebrar tais limites.

Demonstrar o cotidiano escolar as famílias e aos envolvidos no processo educativo propicia uma compreensão das limitações e ações que a escola disponibiliza para levar adiante sua tarefa de educar, precisamos fazer com que estes vivenciem para compreender e poder participar no processo de construção coletiva de uma escola democrática.

 

Temática 06

 

A avaliação do aluno para o ensino médio deve inicialmente levar em consideração, qual a realidade à qual o aluno encontra-se inserido. Este passará a participar de forma mais ativa quando, encontrar-se como parte integrante do processo de aprendizagem, estes alunos já possuem uma carga de conhecimentos, e vivências mais significativas que podem trazer para a sala de aula situações e perspectivas que venham a enriquecer o processo ensino aprendizagem, visto que este sujeito, já esta em pleno processo de desenvolvimento próprio de sua intelectualidade.

A avaliação para estes estudantes deve ter um caráter de sondagem, para detecção de seus saberes e suas experiências, contrabalançar teoria e  prática pode ser um processo que melhore a interação educador-educando, trazendo benefícios para os sujeitos envolvidos.