COLÉGIO ESTADUAL "ALEXANDRA"
Orientadora de Estudos: Gleicykelly da Silva da Santana Matozo
Componentes do grupo: Evelyn Oliveira dos Santos, Hermes Goldstein Júnior, Ionara Alves Salgado, Josias dosSantos Ventura, Marco Antonio Oliveira dos Santos, Orley dos Santos, Rafael Magno de Paula Costa, Raquel Alves
ATIVIDADE 1 - CADERNO III
Nos últimos anos, muito se discute a respeito da formação de professores e metodologias de ensino. Nessas discussões também são abordados diversos problemas, tais como falta de articulação entre teoria e prática educacional, entre formação geral e formação pedagógica, entre conteúdos e métodos. Algo interessante, porém, nessa problemática é justamente algo que vem ao encontro da idéia do grupo: a valorização da prática cotidiana aliada aos conteúdos como forma de construção dos saberes. Para que se possa utilizar essa metodologia, é necessário, em primeiro lugar, que seja definido um projeto de sociedade que contemple a escola com função de transformação da realidade na qual está inserida, e que considere a prática educativa como momento da prática social, superando o conhecimento teórico dentro do contexto em movimento. A partir desse projeto de sociedade, vai-se buscar uma proposta pedagógica que instrumentalize o aluno para que, como cidadão, possa transformar a realidade existente.
Assim, é necessário que o professor seja um sujeito “agente político”, que questione o conhecimento e alie a teoria com a prática. O educador deve possuir uma visão global do conhecimento para poder trazê-lo para perto da realidade social dos alunos e, dessa maneira, efetivamente transmitir um saber que pode ser usado em prol da transformação social.
Os conteúdos, selecionados a partir da cultura universal, do saber acumulado e sistematizado e da acumulação do saber enciclopédico deve ser vinculado com a tecnologia, cultura e saberes locais. Do que importa saber conhecimentos técnicos se não consegue utilizá-los no cotidiano? É importante salientar que a educação, atualmente, é voltada para a cidadania; o aluno aprende para que posteriormente, possa contribuir com a sociedade.
Tendo em vista a discussão acima, chega-se à conclusão que o currículo escolar deve ser reformulado, tendo em vista a concepção de que a educação deve ser voltada para os interesses do aluno. Os conteúdos devem ser re-selecionados, pois muitos assuntos são inerentes ao mundo do trabalho, da ciência e da cultura. O que também deve ser discutido é a maneira que esses conteúdos serão transmitidos ao corpo discente; o ideal é que a prática esteja mais em foco do que a teoria, fazendo assim, com que o processo de aprendizagem tenha um caráter mais prático do que teórico.