Relações estabelecidas entre as “finalidades” e o que é praticado nas escolas.

Arquivo: 

Grupo:

Antonio José Silva
Maria Aparecida Mendes de Souza
Maria Marlene Marcon Bósio
Maria Salete da Silva Bozza              
Marivania Menegarde
Roserlei Salete de Oliveira Furlan
Syrlei Aparecida Luiz Prezotto

Tutora: Simone Mirian Rizental       

REFLEXÃO E AÇÃO DA TEMÁTICA III     

Que relações você estabelece entre essas “finalidades” e o que é praticado nas escolas, considerando sua experiência como aluno ecomo professor?

Refletir: essas finalidades não são “disciplinares”, mas emergem da contribuição que cada disciplina, cada área, cada experiência vivida dentro e fora da escola oferece no processo formativo ao longo da vida. Em vista dessa consideração, escreva um texto no qual você evidencie as contribuições do que você ensina para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral de seus alunos.

Relações estabelecidas entre as “finalidades” e o que é praticado nas escolas.

A integração curricular a partir das dimensões do trabalho, da ciência, tecnologia e cultura na prática escolar requer um trabalho integrado entre as várias áreas, a fim que se possa sair do mundo das idéias e alcançar a transformação do cotidiano escolar. Para tanto as DCNEM do ensino médio devem ser apropriadas para serem capazes de mobilizar primeiramente a mudança curricular, no sentido de adaptá-las ás características e necessidades sociais, culturais e intelectuais dos estudantes.
Sabe-se ainda que na docência  é preciso fazer o papel de mediadores do conhecimento.  Para tanto os conteúdos abordados devem contribuir para o  conhecimento científico e formação integral do aluno. Como cada indivíduo possui suas características próprias, também a turma em que ele estuda terá suas características peculiares. Isto significa que essas diferenças devem ser do conhecimento do professor, a fim de que o currículo seja aprimorado ou flexibilizado com excelência buscando formar o profissional participativo e crítico na sociedade.
Entende-se a necessidade de relacionar os conceitos específicos de cada componente curricular como contexto de produção original deste conhecimento. Em outras palavras a teoria aliada à prática. Sem isso, provavelmente o sujeito em formação só saberá executar corretamente os procedimentos no mundo do trabalho, nos contextos e situações em que os saberes foram utilizados pelos seus professores, ou, ainda, permanecer nos limites da repetição mecânica e formalizada, sem desenvolver sua autonomia intelectual, moral, ética e estética, como no passado, enquanto alunos.
Como se sabe, o Ensino Médio é pautado em leis e ações políticas buscando reconhecimento, valorização e respeito a diversidades da  Educação. Neste sentido pretende-se incluir nos saberes escolares toda a população, não se esquecendo das diversidades étnicas e culturais que formam a nossa comunidade, que estão contidas no nosso Projeto Político Pedagógica da Escola, bem como no Regimento Interno. Os Planos de Trabalho Docente também contemplam essas diversidades.
  O preconceito e a discriminação dentro da escola deverão ser contidos, para não se transformar em violência contra os sujeitos ou grupos da diversidade. A visão do adolescente ou jovem deve ir além de estereótipos.  A escola deve promover a participação efetiva dos alunos, para juntos realizarem debates, discussões, reflexões buscando compartilhar uma construção coletiva do conhecimento, sendo para resolver problemas locais, pessoais e na comunidade, fazendo com que se sinta parte do mundo em que vive. E, portanto, necessário o estabelecimento de pactos, a elaboração e aplicação de projetos e a sustentação de práticas que, em conjunto , escola- família e comunidade possam promover o atendimento às necessidades e anseios dos escolares, aproximando o máximo possível a escola que temos, da escola que queremos.