Cascavel - Pr, 13 de setembro de 2014
Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto - CEEP
NRE: Cascavel
Orientador de Estudos: Inês dos Santos
Participantes do grupo: Anna Joyce Pereira Costa, Ederson David Miranda, Eliana Cardoso, Eloísa Antunes Pereira.
Tema do Texto: As relações estabelecidas entre as finalidades e o que é praticado nas escolas
Em relação às finalidades do propiciar o desenvolvimento físico, intelectual, social, emocional, psicomotor, as habilidades físicas, motora, o domínio de conhecimentos científicos básicos, a socialização, a localização espaço-temporal e sociocultural do educando, podemos observar que a práxis pedagógica de nossa escola contempla diversas atividades a este respeito.
Nesse sentido são incorporadas ao planejamento pedagógico atividades que vem ao encontro dessa finalidade, tais como: jornada acadêmica, festival da primavera, EXPOCEEP, desafio de robótica, projeto ambientação, CELEM, oficina de desmonte de eletrônicos, oratória, ações culturais, visitas técnicas, grêmio estudantil, palestras e oficinas de diversos temas e diversas atividades específicas de cada curso técnico que tem por objetivo desenvolver no discente a autonomia intelectual e moral.
Mediante o exposto e as atividades desenvolvidas a partir das disciplinas lecionadas pelos integrantes do grupo iremos relatar as experiências de sala de aula.
Na disciplina de Língua Portuguesa se trabalha a partir de um tema de pesquisa literária, onde cada discente acumula diversos saberes sobre o tema, sistematiza e expõe para a sala em forma de apresentações em seminários temáticos onde podem de certa forma desenvolver diversas habilidades que corroboram às finalidades supracitadas.
Em relação à disciplina de Biologia se instiga a curiosidade a respeito do ambiente onde vivemos e dos mecanismos que regem a vida, a partir da pesquisa, da observação, da prática e do debate dos assuntos abordados.
No que diz respeito à filosofia se desenvolve no aluno a possibilidade de reflexões a partir de temas que possam contribuir para uma iluminação e autonomia crítica mediante os problemas políticos, existenciais, científicos, antropológicos, morais e psíquicos que enfrentamos durante o período de nossa existência. O método filosófico proporciona um sair de uma menoridade intelectual para uma ousadia de utilizar-se do próprio pensamento.
Por fim, em relação ao trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica há uma orientação em relação às atitudes dos alunos frente ao seu comprometimento e responsabilidade de sua formação acadêmica. Procurando mediar os conflitos existentes em relação à autonomia e os hábitos de estudos exigidos pela escola.
Dessa forma os objetivos iniciais propostos por esta atividade é um processo educativo que sempre tende a evoluir e transformar tanto os discentes como os docentes. A educação e suas finalidades colocam em movimento todos os participantes do processo educacional propiciando uma transformação de paradigmas e práxis a fim de buscar a consolidação de um mundo melhor.