Através de uma pesquisa realizada com os alunos do Colégio Estadual Povoado São Miguel, por meio de um questionário, buscamos a constatação das perspectivas de vida dos alunos relacionadas ao trabalho exercido por eles ou de seus anseios futuros.
No questionário aplicado buscou-se saber sobre a quantidade de alunos que trabalham formal ou informalmente, se pretendem trabalhar durante os estudos, a continuidade aos estudos e como esta será realizada, as pretensões da carreira profissional e salario esperado, assim como planos para cumprir estas expectativas.
Pelo fato do colégio estar localizado em uma pequena comunidade insular, a quantia de jovens de nosso ensino médio é reduzida, podendo haver uma constatação muito próxima da realidade na análise dos dados.
Os resultados obtidos podem auxiliar no direcionamento do processo educativo, pois sabendo os objetivos de cada estudante podemos colaborar de uma maneira mais efetiva para realização de suas pretensões.
Observamos através do gráfico em anexo algumas perspectivas profissionais dos estudantes, que mesmo estando em uma comunidade mais afastada e isolada geograficamente, demonstram interesses comuns a jovens de outras localidades, urbanas ou não. Este fato também é influenciado pela expectativa criada pelos pais, que desejam uma vida com outras oportunidades para os jovens da comunidade.
Por falta oportunidades locais, nenhum de nossos alunos trabalha formalmente, mais da metade dos jovens do ensino médio de nossa comunidade trabalham informalmente, principalmente com afazeres relacionados a pesca ou artesanato, auxiliando os pais, não se caracterizando como um trabalho assalariado. Poucos pretendem estar trabalhando até a conclusão de seus estudos. Mais de 90% dos alunos pretendem dar continuidade a seus estudos após a conclusão do Ensino Médio, sendo que alguns querem cursos profissionalizantes, e a grande maioria destes pretendem completar o ensino superior principalmente nas áreas de biológicas, administração e engenharias.
Quando buscamos saber as profissões pretendidas pelos nossos alunos, descobrimos que 75% dos alunos que sabem o que querem fazer, almejam trabalhos comuns apenas em centros urbanos, manifestando o desejo que têm em morar em lugares urbanizados.
Quando o foco é a pretensão salarial notamos que 64% dos alunos almejam receber mais de dois mil reais por mês, como demonstra o segundo gráfico do anexo. Para atingir suas expectativas salariais e profissionais, a maioria descreve que o melhor caminho é somente através do bom aproveitamento dos conhecimentos obtidos na educação formal.
Desde sua fundação, a instituição de ensino está fundamentado nos conteúdos da base curricular comum, trazendo como diferencial algumas aplicações práticas destes no cotidiano de seus alunos, porém na maioria das vezes trazemos uma realidade que não condiz com vivencia local, influenciando de maneira significativa na busca de outros horizontes.
Dos vinte e quatro jovens que estão cursando o Ensino Médio no Colégio Estadual Povoado São Miguel, apenas dois demonstrou interesse em trabalhar na própria comunidade, com artesanatos ou turismo de base comunitária, e nenhum deles apresentou a pesca como futuro trabalho, ou mesmo como possível alternativa.
Colégio Estadual Povoado São Miguel
Orientadora: Fernanda Ferreira Lima Corbani.
Professores Cursistas: João Paulo Candido Henrique
Karla Emmanuelle Yennrich Viana Rabello.
Maisa Rodrigues Ferreira.
Marcia Amoedo Francisco.
Solange Pereira de Souza.
Valdenice Inacio Modesto.