RELAÇÃO EDUCATIVA = ESCUTA, DIÁLOGO, RESPEITO E RECONHECIMENTO

Lendo, discutindo e analisando, reconhecemos a complexidade das propostas das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e sistematizamos algumas proposições que geraram, produtivamente, muito debate e polêmica.
Identidade do Ensino Médio, como temos tratado e como estamos sendo tratados pelas juventudes” brasileiras, tão rica e diferenciada?
Currículo como expressão da prática e função social da escola, estamos reconhecendo nossas “juventudes” como sujeitos de direitos?
Práticas carregadas por situações reais dos alunos e professores, compreendendo ações decididas pelo coletivo e devendo ser realizadas por todos do grupo.
Nós professores do Ensino Médio pensamos e queremos possibilidades de mudança, ressignificar nosso dia a dia na escola, considerando nossos alunos.
Como está sendo nosso diálogo com os estudantes do Ensino Médio?
Queremos também, ser reconhecidos e valorizados em nossa diversidade, com nossas histórias, em nossa relação com os alunos na escola.
Nossas juventudes estão na escola representando todas as contradições existentes na sociedade, como estamos lidando, no currículo, desta nova clientela popular?
O Ensino Médio tem muitas fragilidades da falta de estrutura das escolas, dificuldades de organização, dificuldades humanas, Tais questões empacta na qualidade de ensino , necessitando estabelecer ações firmes e sólidas no sentido de garantir o direito ao Ensino Médiode qualidade para todos.
Compreendemos o ato pedagógico como um fazer político. Queremos o aluno autônomo, construindo coletivamente, como propõe as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio(parecer05/2011 e Resolução02/2012), dimensões da formação Humana: trabalho, ciência, tecnologia e cultura dos sujeitos do Ensino Médio.
Constatamos que muitos são os desafios a serem superados, necessitamos de maior articulação e um currículo mais integrado no Ensino Médio.
Nosso desafio desenvolver a relação educativa baseada no respeito, reconhecimento e confiança!

PROFESSORES DO COLÉGIO ESTADUAL SÃO BRAZ - CURITIBA - PARANÁ

DIRCE KUHNEN, ELIZABETH MARIA MALHEIROS, MARGARETE VIRGINIA GONÇALVES, 

MARIA DOMINGOS PEREIRA VENTURA, NÁDIA CIBELE VIDAL, PATRÍCIA GOGOLA BOMGIORNO E SANDRA REGINA BERNARDES DE OLIVEIRA ROSA