Relação dos alunos do CEEP com finalidades não disciplinares

Reflexão e ação

Propiciar o desenvolvimento físico, intelectual, social e emocional do educando, tendo em vista a construção de sua autonomia intelectual e moral;
– Possibilitar o desenvolvimento das capacidades de comunicação, por meio das diferentes linguagens e das formas de expressão individual e grupal?
– Incentivar o gosto pela aprendizagem, pela investigação, pelo conhecimento, pelo novo;
– Exercitar o pensamento crítico, por meio do aprimoramento do raciocínio lógico, da criatividade, e da superação de desafios;
– Estimular o desenvolvimento psicomotor, as habilidades física, motora e as diferentes destrezas;
– Propiciar o domínio de conhecimentos científicos básicos, nas diferentes áreas, tais como: Matemática, Língua Portuguesa,
História, Geografia, Biologia, Física, Química, Sociologia, Filosofia, Educação Artística e Educação Física;
– Favorecer a s sociabilização, isto é, a produção da identidade e da diferenciação cultural, mediante a localização de si próprio como sujeito, da participação efetiva na sociedade e da localização espaço-temporal e sociocultural.
FONTE: SILVA, M. R. et al. Planejamento e trabalho coletivo. Coletânea Gestão da Escola Pública. Curitiba: UFPR, 2005.
Que relações você estabelece entre essas “finalidades” e o que é praticado nas escolas, considerando sua experiência como aluno e como professor?

Refletir: essas finalidades não são “disciplinares”, mas emergem da contribuição que cada disciplina, cada área, cada experiência vivida dentro e fora da escola oferece no processo formativo ao longo da vida. Em vista dessa consideração, escreva um texto no qual você evidencie as contribuições do que você ensina para o desenvolvimento da autonomia intelectual e moral de seus alunos.

Primeiramente o ensino básico é propiciado pelo Ensino Fundamental e Ensino Médio. A formação educacional em alguns itens, se faz antes de nosso aluno chegar ao CEEP, fazendo como um conjunto família-escola como uma primeira formação. Exemplo disso é o desenvolvimento psicomotor do aluno, que ao chegar em nosso colégio já está desenvolvido e então aqui ele é aprimorado através de atividades físicas.
Como uma escola de Ensino Profissional e com Ensino Médio integrado, realizamos exposições de trabalhos escolares (EXPOCEEP), eventos sócios culturais (Festival de Dança), visitas técnicas para estabelecer o relacionamento com o Mundo do trabalho e ainda eventos esportivos, como torneios e participação em jogos escolares. Essas atividades incentivam o gosto pela aprendizagem e desenvolvem ainda mais o pensamento científico com relações do cotidiano.
Como escola técnica, nossos cursos ofertados têm fundamentos e relação direta com disciplinas básicas. Exemplo disso são matemática e física com os cursos de Informática, Eletrônica e Eletromecânica.  Todas as disciplinas de formação básica estão incluídas nos cursos técnicos, sendo de uma maneira condizente com a quantidade e realidade em cada curso.

 

CEEP Pedro Boaretto Neto - Cascavel

Orientadora: Simone Mirian Rizental

Professores: 

Mauricio Medeiros

Nelson Zornitta

Reinaldo Bernardin

Ronan Pereira Medina

Ronye Peterson Cordeiro