Tema: Porque estudar Ciências?
Subtema: Poluição das águas de rios e lagos
Título: Relação da Ciência com o cotidiano
1. Situação problema: Ao longo do processo, percebemos e compreendemos que a Ciência pode ser estudada e aprendida de maneira integrada, incluída em um contexto social, político, econômico, ético e científico, vindo a ser também vivenciada. Com isso, manifestamos uma maior autonomia, pois desenvolvemos a imaginação. A par disso, a consciência da interdependência entre as disciplinas resultou em uma visão mais ampla e crítica. Com essas ferramentas, certamente poderemos continuar pesquisando e aprendendo sozinhos, se assim desejarmos, amplificando a compreensão do significado de ciência.
2. Importância da ciência: O estudo das ciências nos ensina a pensar, pois demonstra que há sempre inúmeras explicações por trás de tudo o que acontece e estimula, portanto, a reflexão e a formulação de hipóteses. Estudando Ciências, podemos entender por que a natureza é do jeito que é, e teremos respostas para todos aqueles "porquês" que costumam deixar-nos encabulados, quando somos perguntados. É por meio do estudo de Ciências que vamos entender como funciona o nosso planeta, de que tudo o que é vivo está interligado, conectado de alguma maneira. E, conseqüentemente, entenderemos por que é necessário preservar a natureza, reciclando o lixo e não poluindo a água.
Quando somos estimulados a questionar as leis da natureza e a fazer experiências para testá-las, ficamos mais criativos e questionadores. Por meio da pesquisa e da realização de experiências, vamos percebendo que as hipóteses que formulamos podem ou não ter fundamento científico.
O estudo de Ciências incentiva a usar a observação, a imaginação e a capacidade de elaborar hipóteses para depois relatarmos o que vimos e imaginamos e ainda irmos atrás de informações que nos permitam achar respostas.
3. Subtema: poluição das águas de rios e lagos
4. Dinâmica em que demonstre esse tipo de poluição e sua amenização
Material utilizado:
. Quatro copos(200 mL) plásticos;
. Água;
. Detergente;
. Bastão.
Procedimentos:
. 1º copo adicione a metade de água e uma boa quantidade de detergente; depois mexa o conteúdo e adicione mais água até completá-lo e mexa bastante com um bastão;
. Após coloque a metade do conteúdo do 1º copo em um 2º copo e adicione água, mexendo o conteúdo;
. Coloque a metade do conteúdo do 2º copo em um 3º copo e adicione mais água (completando) e mexa;
. Passe a metade do conteúdo do 3º copo para o último copo e adicione a metade de água e mexa;
. Junte os quatro copos em ordem crescente e observe.
5. Problemas encontrados:
. Observamos que a quantidade de espuma (dejetos de indústrias) é maior no 1º copo e essa quantidade vai diminuindo do 1º ao 4º copo, devido à diluição dessa espuma, por causa da água das chuvas;
. Nem todos os alunos sabem quais são os principais poluidores das águas de rios e lagos;
. Falta de discussão sobre o tema na comunidade.
6. Objetivos das situações propostas:
. Conhecer os problemas ambientais;
. Compreender através do experimento, como ocorre o processo da natureza, frente à ação do homem na poluição dos rios;
. Integrar a ciência com a realidade;
. Conscientizá-los quanto à mudança de hábitos e atitudes, a ação em favor de soluções.
7. Considerações:
É importante em que haja a realização de experimentos, ao qual o aluno consiga observar, participar e interagir, afim de que possa levantar hipóteses e que haja a sua conscientização, sobre algo em que acontece na natureza e no seu cotidiano.
8. Áreas do conhecimento:
Ciências da natureza;
Ciências humanas;
Meio Ambiente.
9. Referências:
1. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno III: Ciências da Natureza / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores: Daniela Lopes Scarpa... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014.
2. http://www.brasilescola.com.
3. http://www.youtube.com/watch?v=gqAzjzeZFjU