Durante a leitura dos textos propostos para a unidade 1, conhecemos toda a trajetória do hoje denominado Ensino Médio no Brasil. Ora elitista e excludente, ora meramente produtor de mão de obra trabalhadora, ora apenas preparatório para o acesso à universidade, o Ensino Médio teve, em cada período de governo ,avanços e retrocessos, assumindo o perfil das políticas públicas para a educação adotadas pelos diferentes governos.
Nas últimas décadas, esforços maiores vem sendo feitos tendo em vista a democratização do ensino . Muitas discussões a respeito do currículo também vem sendo motivadas, tendo em vista a reformulação do ensino para a formação integral do educando, a fim de que se constitua um cidadão crítico e consciente das suas responsabilidades e deveres.
Porém ainda são grandes os desafios a serem enfrentados , especialmente no ensino médio: muitos jovens estão fora da escola, a evasão, a aprendizagem insatisfatória, o grande número de alunos em sala, a falta de recursos físicos e materiais, a má formação do professor e a falta de investimentos para a sua capacitação, entre outros. Vale ressaltar também o desinteresse e a falta de expectativas de futuro de nossos alunos , que se tornam um grande desafio para o professor em sala de aula. Como motivá-los? Como fazê-los perceber que o conhecimento , a formação educacional pode sim levá-los a uma condição melhor de vida ? São grandes as problemáticas, mas a iniciativa deste curso já nos parece uma tentativa concreta de procurar caminhos, meios de tentarmos avançar, cada dia mais, neste sentido.