Reflexões sobre possíveis diálogos entre as Ciências da Natureza e outras áreas do conhecimento
Profª. Ana Clara Bruschi
Profª. Kátia Regina Dalri Abdala
Profª. Luciana M. Bellanda Mello
Prof. Robinson de Souza Rodrigues
Profª. Tania A Lopes
Ao discutirmos sobre as atividades propostas (reflexão e ação) do caderno III – Ciências da Natureza, nos questionamos como dialogar com esta área do conhecimento, sendo que as/os integrantes da nossa equipe de Formação de Professores do Ensino Médio são de outras áreas (Ciências Humanas, Exatas e Linguagens)? Entendemos que as nossas formações acadêmicas, não nos permitiram o acesso a possíveis conhecimentos produzidos pelas diferentes áreas de conhecimento, o que nos faz criar e ampliar nossas resistências e limites. Esta fragmentação dentro e entre as disciplinas dá uma ideia, para os estudantes e para nós professores, de que as pequenas frações de conhecimento e os diferentes conceitos nelas envolvidos se encerram em si mesmos.(...) (BRASIL, 2014, p.10) Por outro lado, compreendemos também que mesmo fugindo um pouco da forma e conteúdo propostos para a realização das atividades “reflexão e ação”, podemos tomar a liberdade e nos apropriar e/ou emprestar alguns conceitos e princípios das Ciências da Natureza, e transportarmos para as estruturas de outras áreas de conhecimentos, para os possíveis diálogos interdisciplinares. Assim, pensamos uma atividade, que de alguma forma possa levar nossos/as alunos/as do Ensino Médio ao interesse pela investigação e a desenvolver e ampliar sua autonomia intelectual (BRASIL, 2014, p.14), a partir de temas que possibilitem uma leitura sobre as suas relações cotidianas e do mundo:
Área de conhecimento:
- Ciências Humanas
- Ciências Exatas
- Linguagens
Tema:
- “A percepção e a compreensão dos fenômenos naturais e a mulher europeia na Idade Média”.
- “Mulheres cientistas e suas contribuições na Física, na Química e na Biologia”.
- “O corpo feminino em esportes ditos masculinos”
Neste início do nosso processo de aprendizado de diálogo entre diferentes áreas de conhecimento, talvez possamos cada vez mais “Compreender que as Ciências da Natureza são constituídas por atividades sociais e culturais produzidas no diálogo com inúmeros outros conhecimentos é um princípio” (BRASIL, 2014, p.11). Como poderá nos permitir uma maior interação entre professores/as e alunas/os neste aprendizado mútuo.
Referencias Bibliográficas
BRASIL. Formação de professores do ensino médio, Etapa II – Caderno III: Ciências da Natureza / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Daniela Lopes Scarpa... et al.]. – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014.