COLÉGIO ESTADUAL POVOADO SÃO MIGUEL
REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO
Um dos desafios para o ensino médio na atualidade, diz respeito ao currículo. Este é carregado de conteúdos que muitas vezes não fazem sentido para os alunos, o que torna as aulas irrelevantes, monótonas visto que não agrega nenhum conhecimento de mundo, apenas o científico para estes sujeitos. Isto se deve ao fato de que os conteúdos são pensados como um todo e não considerando as especificidades de cada localidade.
Não se pretende fazer apologia ao não uso do currículo, mas reafirmar sua importância para o aprimoramento científico destes sujeitos em estudo. Contudo vale ressaltar que ele em si torna o professor dependente dos conteúdos. Isto se deve ao sistema curricular imposto que torna alunos e professores coibidos de tomar decisões que tornem a educação mais atrativa, interessante, investigativa e criativa, dentro dos conhecimentos e da cultura local destes sujeitos.
Um currículo mais flexível, desde as séries iniciais, possibilita ao professor despertar a autonomia nos alunos, e principalmente o reconhecimento de seu papel como cidadão crítico e ativo na sociedade em que vive. Portanto para se ter um Ensino Médio melhor as mudanças têm que começar na base.
Trazer o currículo para a realidade de cada escola e torná-lo flexível de acordo com a realidade dos sujeitos se torna de suma importância, pois elas se diferenciam uma das outras pelas suas peculiaridades sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e científicas.
Orientadora: Fernanda Ferreira Lima Corbani
Professores Cursistas:
João Paulo Cândido Henrique
Maísa Rodrigues Ferreira
Márcia Amoedo Francisco
Solange Pereira Souza
Karla Emmanuelle Yennrich Viana Rabello
Valdenice Inácio Modesto