Reflexões sobre o Conselho de Classe
Normalmente,ao falar sobre Conselho de Classe parte-se do conceito e modelo tradicional de organização que muitas escolas ainda têm: o grupo reúne-se e os professores manifestam-se sobre os alunos. Os diálogos questionam os comportamentos e problemas de indisciplina, o desempenho e eventuais sucessos. São comentários, opiniões, juízos de valor, e até preconceitos buscando apoio para validar as afirmações feitas. Na maioria das vezes, o fracasso do aluno é atribuído a causas psicológicas; em outras, ao invés de avaliar o processo de aprendizagem, a interação e a eficiência pedagógica, o conselho apenas concentra-se em apontar e julgar comportamentos.
Segundo o dicionário online de português, queixa é: s.f. Ação ou efeito de queixar-se. Lamento, desgosto, ressentimento. Sinônimos de Queixa: contestação, lamentação, lamúria, oposição, protesto e reclamação.
E problema significa: s.m. Questão ou circunstância cuja resolução é muito difícil de se realizar; situação muito complicada de se resolver; o que não se consegue lidar nem tratar. Indagação de teor social que requer um esforço excessivo para ser solucionada. Aquilo que impede ou dificulta. Circunstância árdua; confusão emocional. Alteração do estado normal de uma função orgânica.Algo, alguém ou aquilo que se torna incômodo; que tende a sair do controle. Exercício em que se calculam uma ou múltiplas quantidades sobre as quais não se tem conhecimento, relacionando-as com outras já sabidas; questão que se resolve através de cálculos. (Etm. do latim: problema.atis). Sinônimos de Problema: dúvida, enigma, mistério, proposição e questão.
Com base nessas definições podemos observar que o conselho de classe passa pelo levantamento dos problemas, que são as questões de difícil resolução, (falta de disciplina de estudo, falta de comprometimento escolar, uso indevido do celular, falta de estrutura tecnológica, problemas sociais que se refletem na escola, problemas econômicos que se refletem na escola, falta de autonomia, falta de profissionais qualificados como laboratorialistas, bibliotecários, psicólogos, enfermeiros, agentes sociais, inspetores de pátio, sala de apoio com demanda insuficiente, difícil acesso a sala de recursos, sistema de saúde lento). Como esses problemas não conseguem ser resolvidos pela equipe escolar, o que nos resta, é terminar o conselho com uma sessão de lamento.
É triste, mas este ainda é um quadro real em muitas escolas. Como se diz, neste modelo de Conselho de Classe, nada de fato é discutido, e nada é solucionado. Há desabafos, discussões, relatos de angústias, e então tudo fica na mesma, apenas cumprindo o protocolo do final de cada período bimestral, ou conforme sua organização escolar.
Entretanto, é importante resgatar algumas características fundamentais para o significado de um conselho: prudência, bom senso, discernimento, domínio próprio, foco, autoridade e propriedade nos comentários, etc. Ou seja, é preciso ter competência e conhecimento da questão para emitir declarações, pois o grupo tem o objetivo de discernir as intervenções e propor as melhores soluções para uma determinada questão. Não esqueçamos que se trata de uma reunião avaliativa importante entre os diversos especialistas envolvidos no processo ensino-aprendizagem, com a tarefa de discutir sobre o desempenho, resultados das estratégias de ensino empregadas, adequação da organização curricular e outros aspectos referentes a esse processo no sentido de aperfeiçoá-lo.
Hoje, no CE. Pinheiro do Paraná, já fazemos diferente. Os Conselhos são marcados com antecedência, para melhor organização do próprio planejamento pedagógico. Antes da realização de cada encontro do Conselho de Classe com o corpo docente, a equipe pedagógica faz um levantamento com os alunos representantes de cada turma, para registrar suas queixas quanto ao aprendizado, clareza das aulas, relacionamento com os professores e sugestões. Algumas dessas informações são repassadas no grande grupo, outras são conversadas individualmente com cada professor.
O modelo de Conselho de Classe que realizamos é propício a sugestões e novas ideias por parte dos professores e equipe pedagógica,podendo assim articular novos caminhos a serem tomados.Mas ainda falta a participação dos alunos nesse processo,é necessário ouvi-los.Em um primeiro momento através de pré- conselhos e na sequência com um representante de cada turma participando efetivamente.Desta forma a prática do Conselho de Classe será integralmente democrática.Para que isso aconteça necessitamos de uma longa caminhada de amadurecimento das nossas práticas e muito estudo.
Buscando atualizar e melhorar a qualidade do ensino, os conselhos de classe com o corpo docente são feitos em duas etapas: on-line e presencial. Participam delas representantes da Direção, da Coordenação Pedagógica, Equipe Administrativa, Professores e Alunos.
Na etapa on-line, os professores acessam uma planilha onde preenchem suas turmas e indicam os alunos que estão com notas abaixo da média, faltas e com dificuldade de aprendizagem. Isso permite que a equipe pedagógica trace um perfil de cada turma, verificando a porcentagem de baixo rendimento por disciplina e, também, quais famílias precisam ser contatadas por motivos de falta às aulas, baixo rendimento e dificuldades de aprendizagem.
Na segunda etapa, presencial, compartilham-se informações gerais das turmas com toda a equipe – direção, coordenação pedagógica e secretaria, juntamente com os dados anotados na conversa com os alunos. O professor representante fala sobre o perfil da sua turma: comportamento, interesses, pontos positivos e negativos, talentos. Em seguida são levantadas as causas prováveis para os problemas apontados no conselho de classe on-line, bem como as possíveis formas de resolvê-los. Nesse momento é comum adotarmos como medidas: - o contato com família dos faltosos; - a mudança de lugar no espelho de classe para alunos que não conseguem manter a atenção; - a organização de atividades diferenciadas para os alunos com problemas de aprendizagem, justificados ou não através de laudos e acompanhamentos médicos; - reavaliações e mudanças no estilo de avaliações em casos especiais; - atendimento possível aos pedidos dos alunos (quando existem) por algumas atividades diferenciadas, como temas sociais e culturais do momento, conhecimentos específicos, atividades complementares, etc.
Nesta forma de conselho, a Gestão Democrática caracteriza-se pela oportunidade de todos (alunos, professores, equipe pedagógica e direção) poderem se manifestar acerca das causas, consequências e possíveis soluções para os problemas, bem como sugestões para a melhoria do aprendizado e interesse dos alunos, e da comunidade escolar.
Acreditamos que, normalmente, as queixas sejam caracterizadas por problemas mais pontuais, como por exemplo: baixo rendimento ou mau comportamento em disciplinas isoladas, problemas de relacionamento entre um aluno, ou um pequeno grupo de alunos, e um professor especificamente, em situações pontuais dentro e fora de sala de aula, etc. Assim, quando vemos e avaliamos um problema, ele é mais geral, que afeta a toda uma turma, grupo de professores ou a escola como um todo.
Nos moldes de conselho de classe descrito acima, percebemos que a Escola procura atingir (e tem atingido) os seguintes resultados:
Tomar ciência do contexto familiar em que o aluno está inserido, se há acompanhamento médico ou de outra especialização, ou não;
Identificar quais os casos em que há necessidade de se trabalhar com avaliações diferenciadas na aferição do aprendizado;
Atribuir ao professor, como feedback, informações para a autoanalise e autoavaliação do seu trabalho realizado na turma, ao tomar conhecimento do andamento de todas as disciplinas;
Comentar as progressões e rendimentos individuais do aluno, seu comportamento cognitivo, afetivo, cultural e social;
Perceber, de modo geral, o ritmo de aprendizado de cada turma no processo de ensino;
Promover uma visão abrangente do papel da avaliação no processo ensino-aprendizagem.
Estimular os resultados positivos como Valorização do Sucesso nos Estudos e Reconhecimento do Trabalho Pedagógico.
Ressaltamos que todo o trabalho pedagógico do CE. Pinheiro do Paraná procura ser sempre realizado em parceria com os diversos setores da escola, fortalecendo a gestão através da construção e articulação coletiva que respeita e valoriza todos os envolvidos – alunos, professores, equipe de apoio e serviços gerais, equipes pedagógica, administrativa e direção.
A dimensão educativa do Conselho de Classe Participativo pressupõe a participação efetiva de todos os segmentos da comunidade escolar em três momentos distintos, mas interdependentes: pré-conselho, conselho e pós-conselho. O pré-conselho deve realizar o levantamento de problemas e propostas de soluções, tanto por parte dos estudantes, quanto dos professores. A análise e organização prévia dessas questões por parte do coordenador pedagógico constitui a pauta do Conselho de Classe Pleno.
Neste momento, os professores, os estudantes representantes de turma e os representantes dos funcionários, sob a coordenação do diretor e coordenador pedagógico, devem analisar as informações decorrentes do pré-conselho e propor as ações necessárias à transformação da realidade apresentada. As ações propostas no conselho pleno passam a constituir o Plano de Trabalho dos docentes e dos gestores escolares, que por sua vez orientam a realização de pós-conselho com todos os estudantes da turma e redimensiona as reuniões com os pais/ responsáveis, reconfigurando as formas de atuação dos estudantes e de seus familiares. O Conselho de Classe Participativo assume função pedagógica.
O Conselho de Classe Participativo, aqui proposto, tem função pedagógica e objetiva redimensionar o trabalho educativo da escola com a participação da comunidade escolar tendo como parâmetro três momentos distintos, mas interdependente. Propomos o seguinte modelo:
1º -Pré-conselho – Para levantar os problemas e propostas de solução, por parte dos alunos e dos professores este ano o Colégio Pinheiro fará em seu primeiro Bimestre uso de uma ficha de Pré Conselho online no driver do Google. Onde professores e alunos devem acessar um determinado link e preencher o Pré Conselho. A Coordenação Pedagógica recebe a ficha completa, por turma, turno, ou professor, ou ainda disciplina. Realiza a análise, e mediante informações obtidas dos envolvidos, confronta os dados e realiza a pauta do Conselho de Classe.
2º - Conselho de Classe – Sob a coordenação da Direção e da Equipe Pedagógica reúnem-se professores, os estudantes representantes de turma e os representantes dos funcionários , para analisar as informações obtidas no pré-conselho. Neste momento já se conta com a pré analise da Equipe Pedagógica, o que facilita ao propor as ações para promover a mudança. É como um Plano de Ação de resolução de problemas.
3º - Pós-conselho – Este Plano de Ação obtido no segundo momento fornece base para a reorganização do Plano de Trabalho dos docentes e dos gestores escolares, que por sua vez é o terceiro momento, que deve ser disponibilizado à comunidade escolar.
Assim, o Conselho de Classe Participativo é o condutor da ações pedagógicas da escola a que por sua vez orientam a realização de pós-conselho com todos os estudantes da turma e redimensiona as reuniões com os pais/ responsáveis, reconfigurando as formas de atuação dos estudantes e de seus familiares. O Conselho de Classe Participativo assume função pedagógica.
COLÉGIO ESTADUAL PINHEIRO DO PARANÁ - CURITIBA- PR
ORIENTADORA DE ESTUDOS : RENATA JARDIM
GRUPO: ANA CRISTINA GABRIEL DE ALMEIDA SOUZA;ANA LUIZA SAMPAIO LOURENÇO;ANA PAULA COELHO WEINHARDT;CIRINEU BOBKO;DANIELLE MANSANI FERREIRA;HALLEN A. F. SANTOS:LOURDES CIVIDINI CASSAROTTI;LUCIANE BATISTA;LUCIANE SZTOLTZ;MARCIA ELIZA ZANIN;MARIA HELENA LAURINDO;MONICA KARINA HANSELE;PAULO SERGIO DE FARIA;ROMULO BARBOZA ALVES;ROSELI BUDEL;ROSEMARY GOMES WELLNER;ROSICLEIA SEVERO;RUBENS RONDON KASSAR;SANDRO BENATO;SIDNÉIA GUIMARÃES CAMPOS;SILVIA REGINA LEBRE;VAGNA APARECIDA DA SILVA MUNHAO;
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