Reflexões sobre o Caderno 1 - Questão 1 (pg. 26)

Sou professora de Biologia há 14 anos, atualmente lecionando no Colégio Estadual Elias Abrahão, em Curitiba.
Após a leitura e reflexão sobre a questão 1 do Caderno 1, chegamos a algumas propostas de ações que podem ser desenvolvidas na escola, visando enfrentar os desafios que ainda persistem no ensino médio brasileiro. Alguns desses problemas a serem superados são itemizados a seguir:
1. Currículo antiquado, desatualizado e descontextualizado com a geração de jovens a que se destina;
2. Alunos sem envolvimento ou sem oportunidades de cursarem atividades extracurriculares ou curriculares em contra turno;
3. Metodologias conservadoras e desinteressantes de ensino;
4. Dissociação da teoria e da prática, com privilégio da teoria pura;
5. Carga horária muito reduzida em vista da grade curricular e da quantidade de disciplinas do Ensino Médio (por exemplo, Biologia são apenas 2 aulas por semana, o que considero extremamente insuficiente);
6. Conteúdo fragmentado das disciplinas;
7. Dificuldades em lidar com questões de inclusão e heterogeneidade de competências e habilidades cognitivas (turmas muito heterogêneas);
8. Controle da evasão, especialmente no período noturno;
9. Estrutura física pouco adequada às necessidades educacionais;
10. Laboratório de Ciências precariamente equipado;
11. Formação inicial e continuada dos professores deficitária;
12. Professores pouco valorizados;
13. Falta de engajamento com outras entidades e instituições da sociedade (ambientais, tecnológicas, científicas, educacionais, culturais etc.);
14. Currículo idêntico para todos os alunos (não flexível), independente de suas habilidades e interesses pessoais.