Reflexões sobre a Formação Integral no Ensino Médio.

Segundo o levantamento realizado com os profissionais do Colégio Estadual Ângelo Gusso participantes do curso, as principais dificuldades enfrentadas especificamente no Ensino Médio, dizem a respeito a algumas falhas já levantadas inclusive no caderno I. São elas: a evasão escolar, a necessidade de declaração ao trabalho para incrementar a renda familiar, a falta de conscientização dos alunos e responsáveis com relação à educação como instrumento de emancipação.
O grupo pensa que se houvesse um programa educacional que integrasse as instâncias de poder envolvidas com a educação, com equipes mistas e princípios comuns para empreender ações efetivas visando a pesquisas e formação continuada específica para o nível do Ensino Médio, com perspectivas a efetivar as metas constituintes do PNE 8035/10, poderia efetivá-las.
Há ainda que se pensar no investimento de recursos na construção de novas escolas, em equipamentos específicos que atinjam diretamente a elaboração de currículos escolares mais eficientes para a faixa etária atendida pelo Ensino Médio, com vista na real formação integral dos sujeitos envolvidos em todo processo, ou seja, no ensino e na aprendizagem.
Grande parte dos alunos do Colégio Estadual Ângelo Gusso, mora nos arredores do estabelecimento, ou seja, dos bairros da Barreirinha, Boa Vista, São Lourenço. Outra parte bastante expressiva é oriunda da região metropolitana, mais precisamente do município de Almirante Tamandaré. Muitos alunos vêm dessa região devida à qualidade do ensino apresentado, sendo um colégio que serve de referência para a comunidade. Com relação ao perfil sócio econômico a maior parte dos alunos vem de famílias pertencentes às classes trabalhadoras.
Os principais princípios e fundamentos que constituem a proposta de formação humana integral são: Levar o professor a refletir sua prática, diversificando com jogos, dinâmicas, ampliando o uso dos meios eletrônicos. Priorizando a formação dos professores, investindo em uma melhor remuneração e incentivos. Há necessidade de valorizar a educação como um todo no âmbito familiar, social e emocional.
Como devemos chegar à universalização do Ensino Médio:
• Vontade política;
• Campanha de conscientização a população da importância da escolarização dos jovens;
• Construção de novos prédios escolares;
• Investimento na formação de professores;
• Currículo que atenda as necessidades de formação humana integral do jovem do ensino médio.
• Reformulação Curricular;
• Organização do trabalho pedagógico;
• Pesquisas constantes, com análises de dados e estudos sobre intenções pedagógicas, estruturais como sala de apoio, formação continuada, metodológica, acompanhamento e orientação individualizada pedagógica, psicológica e profissional aos alunos do ensino médio para a manutenção destes na escola.

Equipe: Colégio Estadual Ângelo Gusso.