Reflexões Sobre Formação Humana

Quanto aos desafios do Ensino Médio, destaco entre outros aspectos, a finalidade desta modalidade que constantemente foi direcionada à formação em vista do mundo do trabalho em detrimento de uma formação humana, quando prevaleceu o viés tecnicista. Atualmente as reflexões estão voltadas mais para uma formação integral do ser humano, tendo um comprometimento com a realidade sócio-histórica-cultural da juventude estudantil. Etapa em que os jovens sistematizam conhecimentos, ampliando possibilidades de viver em sociedade cada vez mais plural de valores. Propõe-se estimular a criatividade, levando-os a conviver com a diversidade e igualdade no  acesso aos bens materiais e culturais.

Trata-se de optar por um ensino que garanta aos estudantes o efetivo domínio das atividades verbais, contato com o fazer literário e acesso as novas tecnologias. Habilitá-los para agir com autonomia e com responsabilidade desenvolvendo a formação de atitudes, valores e competências mais amplas, respondendo as transformações que estamos vivendo.

A escola é um lugar privilegiado que reflete através de diferentes perspectivas o rico enredo das relações sociais. Necessita-se que os educadores e os jovens estabeleçam redes de convivência que resultem além do ensino aprendizagem de determinados saberes, a preocupação e aceitação de outras tantas maneiras de saber e viver.

É preciso mudar as políticas públicas no sentido de olhar com mais seriedade para a educação, fortalecer as bases, valorizar mais o ensino médio, investir verdadeiramente na qualidade tanto das instituições de ensino como na valorização e capacitação dos profissionais que ali estão, destinar mais recursos para a qualidade do material a ser trabalhado e fazer campanhas estimulando os pais e a comunidade a estarem mais presentes junto das escolas e dos alunos para poder ter um reflexo positivo e uma melhoria significativa, como se espera dos jovens que se formarão para adentrar ao mercado de trabalho.