Reflexões sobre a conquista do sucesso no processo avaliativo escolar

COLÉGIO ESTADUAL VEREADOR OSNY DAVID FRAGA
Lucilene Santana da Silva
Orientador: Cassio Lombardo

Reflexões sobre a conquista do sucesso no processo avaliativo escolar

O processo avaliativo escolar caracteriza-se como um ponto muito delicado e difícil no processo de ensino-aprendizagem, pois se percebe que ainda não há um denominador comum que leve o aluno ao sucesso no processo avaliativo.
De um lado somos questionados e levados a “adotar” um sistema avaliativo de aprendizagem que avalie o aluno constantemente, observando o processo de aquisição do conhecimento do conteúdo que está sendo trabalho. Porém do outro lado, está a burocracia da formalidade, que faz com que o professor aplique ao final de cada conteúdo ou conteúdos a avaliação, a fim de seja atribuída uma nota ao aluno.
A obrigatoriedade destas avaliações formais com recuperações paralelas, nem sempre reflete o aprendizado de um determinado aluno, pois vários motivos naquele dia podem fazer com que o seu desenvolvimento seja abaixo do esperado, mas é aquela nota obtida que será anotada no livro de registro de classe, embora tal aluno possa ter um conhecimento muito maior que o obtido.
Este método tradicional que cada vez mais está facilitado, não faz com que a maioria dos alunos tenha sucesso, muitas vezes deixa os professores “amarrados” ao sistema, pois há uma série de conteúdos para aplicar e registrar formalmente e, muitas vezes o professor é obrigado a avançar no conteúdo mesmo sabendo que alguns alunos não aprenderam o suficiente para a sua formação.
Diante deste contexto surgem algumas indagações como: Qual é a forma mais adequada de avaliar? É sempre necessário ter um documento escrito que comprove este aprendizado do aluno? Esta forma de facilitar cada vez mais não tem levado o aluno ao comodismo?
Assim, o processo avaliativo é complexo e é preciso estar em constante adaptação para atingir o seu sucesso, qual seja, demonstrar o aprendizado do aluno, revelando que o mesmo está apto para seguir sua trajetória de aquisição do conhecimento.
Enquanto docente, procuro diversificar o processo avaliativo dentro do permitido, trabalhando a interpretação textual aliado às questões gramaticais da língua inglesa, porém prezo bastante o desenvolvimento do aluno durante as aulas. Assim, tenho conseguido que os alunos apresentem bons resultados com notas, porém sei que na prática não se sairão tão bem assim. Talvez por se tratar de uma língua estrangeira e terem apenas contato com ela durante as aulas, o que torna insuficiente para um aprendizado mais profundo.
Ressalta-se que embora este artigo aborde mais pontos negativos que positivos do processo avaliativo atual, sabe-se que a avaliação da aprendizagem é necessária para que o professor possa saber o grau de aprendizado do seu aluno e também para que se autoavalie. As avaliações externas também são de grande valia para traçar um perfil da escola e assim saber o ponto de partida para uma mudança na forma de ensinar.
Destaca-se que apenas mudar o método avaliativo não é o caminho para o sucesso pleno, mas o investimento na estrutura física das escolas, a redução do número de alunos em sala de aula, capacitação dos professores e o aumento do tempo do aluno na escola tornará o processo avaliativo mais eficaz e significativo na vida escolar do aluno.