Reflexões Sobre Ciências da Natureza: Caderno 3

REFLEXÕES SOBRE AS CIÊNCIAS DA NATUREZA – CADERNO 3 Pacto.

Segundo debates e reflexões entre professores do Ensino Médio, a escola “tradicional” não está conseguindo ensinar para a vida real. (somos pacíficos e criamos uma passividade na sociedade.)
Outra opinião está diretamente relacionada à questão da “ideologia” pensada por uma elite, ou grupos em favorecimento próprio, (Poder, Interesse Econômico, Político partidário).
Nosso dilema está na adaptação do nosso currículo, pois é a expressão da função social e cultural da escola.
Entende-se que o currículo deve contemplar toda a formação escolar do aluno, onde se pensa os quatro eixos temáticos: Trabalho, Ciência, Tecnologia e Cultura, devendo ser trabalhados de forma interdisciplinar permitindo a interação das ciências e tecnologias, refletindo nas dimensões da sociedade.
Cabe ao professor articular a realização dos saberes, na pretensão de que os alunos estabeleçam conexão entre o conhecimento adquirido e o que se pretende para a formação do cidadão.
As DCNEM’s nos remetem ao vínculo da educação com o mundo do trabalho e a prática social na preparação do exercício da cidadania.
O Parecer CNE/CEB Nº 05/2011- Abrange a educação brasileira desde a creche até o Ensino Médio.
Dentre as metas para o Ensino Médio destacamos:
- “Universalizar até 2016 o atendimento escolar para toda população de 15 a 17 anos.
- Elevar até 2020, 85% de matriculas nessa faixa etária para o Ensino Médio.
- Formar 50% dos professores da educação básica em nível de Pós – graduação Lato-senso e Strito-sensu.
- Garantir a todos formação continuada em sua área específica”.
Apesar da LDB 9.394/96 proporcionar uma concepção de educação, na busca pela transformação da escola num espaço de atividades sociais, não ocorre o ajustamento entre professores e alunos, devido a uma disparidade dos conhecimentos. Exemplo, no uso da tecnologia, alguns profissionais da educação ainda não dominam totalmente essas ferramentas. Outro exemplo tentar priorizar um conhecimento específico e o aluno não toma ciência da importância daquele aprendizado.
Para que se tenha êxito no aprendizado, é necessário encontrar métodos adequados para que os alunos construam ou produzam conhecimentos, aplicando metodologias inovadoras que conquistem os alunos para que eles adquiram o hábito de investigação e pesquisa, bem como o uso de tecnologias em todas as áreas do conhecimento.

Coordenadora: Nair Dalmas Rodrigues.

Cursistas:

Aparecida R. dos Santos

Eliane Maria Giacobo

Jeferson Hendrickson

Mauricéia de Araujo

Osvaldo Marques da Silva

Otalio Renato Severo Costa

Rosania José de Souza Alves

Sidnei Vargas