CADERNO 1 - GRUPO 2 – Centro Estadual de Educação Profissional.
Em um trabalho coletivo – envolvendo colegas professores, funcionários da instituição, membros da equipe gestora e os próprios alunos – levante dados que permitam conhecer aspectos que vocês julguem importantes do perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino Médio de sua escola.
• A clientela é diferenciada pela questão econômica e social;
• Possui um processo classificatório (analise do histórico-escolar do ensino fundamental) na entrada do alunado;
• As matérias do curso técnico relacionam-se com a área de formação técnica;
• O Ceep, por se tratar de uma escola exclusivamente de educação profissional, possui um alunado bastante específico. Hoje a educação profissional em nível de ensino médio, busca a formação do indivíduo em relação às disciplinas da base nacional comum, e as específicas. No pós médio, conhecido como subseqüente que é destinado aos alunos que concluíram o ensino médio e buscam uma formação técnica, portanto a formação do aluno se dará de acordo com a área técnica escolhida;
• Na maioria, os alunos do integrado são alunos filhos de trabalhadores, que buscam através do estágio obrigatorio ou não, a 1ª oportunidade de se inserirem no mundo do trabalho. No ensino subseqüente os alunos são trabalhadores, que buscam formação profissional, para se manterem no mundo do trabalho.
Trabalho desenvolvido em grupo por:
André Jandrey, Evaldo Martins Santanna Filho, Anate Terezinha Trasel, Fabio Santos Giacomel, Clovis Ortigara, Criatiane Luzia Camboin Bissani.